Há 12 anos, Corinthians vencia segundo Mundial de Clubes

Por: Vinícios Cotrim
10 meses atrás em 16 de dezembro de 2024
Foto: Lintao Zhang/Getty Images


No dia 16 de dezembro de 2012, há exatos 12 anos, o Corinthians vencia o Chelsea por 1 a 0 e conquistava seu segundo Mundial de Clubes da FIFA. A partida aconteceu no estádio Yokohama, em Tóquio-JAP, com mais de 30 mil corinthianos presentes. O gol da vitória alvinegra foi marcado por Paolo Guerrero, que também havia marcado o tento na semifinal, diante o Al Ahly, do Egito.


A conquista do Mundial de Clubes coroou o ano mágico vivido pela Fiel Torcida. Seis meses antes, o Corinthians havia conquistado a inédita Libertadores, de forma invicta, contra o gigante Boca Juniors. Além disso, deu a alcunha que permanece até hoje, sendo o último time sul-americano a conquistar um torneio mundial. Isso foi reafirmado após derrota do Botafogo-RJ para o Pachuca-MEX.


 


Paolo Guerrero antes de marcar o gol do título. Foto: Kaz Photography/Getty Images


 


Quase todos os jogadores participantes do título entraram para a história do Timão, em especial os titulares daquele jogo. Cássio teve atuação histórica e se tornou o segundo atleta com mais jogos na história. Autor do gol, Paolo Guerrero é amado até hoje pela torcida, mesmo que tenha saído de forma conturbada em 2015. Os laterais Alessandro e Fábio Santos também viraram ídolos, assim como os meio-campistas Danilo, Paulinho e Ralf e os atacantes Émerson Sheik e Jorge Henrique.




Outro nome marcante na conquista foi de Tite, o treinador na época. A conquista do Mundial foi um dos fatores para ele ser o comandante da Seleção Brasileira posteriormente, estando a frente da equipe em duas Copas do Mundo. Contudo, a moral com a torcida caiu após a ida para o Flamengo, no ano passado.


No ano de 2025, o Corinthians retornará à Libertadores após um ano fora. O clube tentará fazer história novamente e conquistar seu segundo título do torneio. A expectativa da torcida está baseada neste fim de temporada, que acabou com nove vitórias consecutivas, além das boas atuações do trio Memphis Depay, Rodrigo Garro e Yuri Alberto.