No dia 18 de dezembro de 2005, o São Paulo conquistou seu terceiro título Mundial de Clubes, selando seu lugar como uma das maiores potências do futebol brasileiro. Após os títulos de 1992 e 1993, a equipe tricolor voltou a brilhar no cenário internacional, desta vez enfrentando o Liverpool, que chegava à final como grande favorito.
A jornada rumo ao tricampeonato começou com um jogo dramático contra o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, nas semifinais. A vitória por 3 a 2 teve gols de Amoroso e Rogério Ceni, e garantiu a classificação para a final. Mas o grande desafio seria enfrentar o Liverpool de Steven Gerrard, que era uma das equipes mais temidas do mundo na época.
Aos 27 minutos do primeiro tempo, o atacante Aloísio fez um movimento fora da área, abrindo espaço para a penetração surpresa de Mineiro, que não desperdiçou a oportunidade e abriu o placar.
Mineiro foi o autor do gol do título – Foto: AFP
Com a vantagem no placar, o São Paulo enfrentou um segundo tempo dramático. O Liverpool se lançou ao ataque, pressionando a equipe brasileira de todas as formas. No entanto, a defesa organizada pelo técnico Paulo Autuori, aliada à performance inspirada de Rogério Ceni, foi o que garantiu o título.
O goleiro são paulino fez defesas decisivas, e a mais lembrada, no ângulo após uma cobrança de falta de Gerrard, se tornou uma das imagens mais emblemáticas da história do clube.
Defesa emblemática de Ceni na falta cobrada por Gerrard – Foto: Reprodução
Após o apito final, a torcida tricolor explodiu em euforia, celebrando não apenas mais um título, mas o fato de o São Paulo ter se tornado o primeiro clube brasileiro a conquistar três Mundiais.
Local:Estádio Internacional, em Yokohama (Japão).
Data: 18 de dezembro de 2005.
Horário: 19h20 local (8h20 de Brasília).
Árbitro:Benito Armando ArchundíaTellez (México).
Assistentes: Arturo Velasquez (México) e Hector Vergana (Canadá).
Público:66.821 pagantes.
GOL:
SÃO PAULO: Mineiro, aos 27 minutos do 1T
LIVERPOOL: Reina; Finnan, Carragher, Hyppiä e Warnock (Riise, 34’/2T); Sissoko (Sinama,34’/2T), Gerrard, Xabi Alonso e Luis Garcia; Kewell e Morientes (Peter Crouch, 40’/2T)
Técnico: Rafa Benítez
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Fabão, Diego Lugano e Edcarlos; Cicinho, Mineiro, Josué, Danilo e Junior; Amoroso e Aloísio (Grafite, 30’/2T).
Técnico:Paulo Autuori