No dia 9 de janeiro de 1972, o Estádio do Canindé era inaugura de forma oficial com um amistoso entre Portuguesa e Benfica. Na época, o local possuía capacidade para apenas dez mil torcedores e era chamado de Estádio Independência. A partida terminou com uma vitória de 3 a 1 dos benfiquenses para cima da Lusa.
Para este confronto, o time da casa jogou com Aguilera, Deodoro, Marinho Peres, Calegari e Fogueira; Lorico e Dirceu; Ratinho, Cabinho, Basílio e Piau. Do outro lado, o Benfica foi a campo com José Henrique, Da Silva, Messias, Rui Rodrigues e Adolfo; Toni e Vitor; Nenê, Vítor Batista, Jordão e Simões. Um dos maiores craques da história, Eusébio, ficou no banco de reservas.
O atual nome do local, batizado de Estádio Dr. Dr. Oswaldo Teixeira Duarte, foi se tornar oficial apenas em 1979. Manuel Mendes Gregório, mandatário da Portuguesa na época, decidiu homenagear um dos principais responsáveis pela construção do Canindé. Oswaldo Teixeira Duarte foi presidente da Lusa em diversas ocasiões, sendo a última em 1988.
Com a implementação da SAF no clube, a expectativa é de que aconteça uma reforma no Canindé, revitalizando e aumentando a capacidade do estádio. A gestão prevê que isso aconteça após o ano de 2025, quando se iniciará as reformas no centro de treinamento do Parque Ecológico.

Portuguesa relembrou o aniversário do estádio. Foto: Reprodução