Assine a Robô Tips Assine a Robô Tips

Henrique Barcellos prega cautela e vê Noroeste pronto para decisão

Técnico valorizou a Portuguesa-RJ, comentou dúvidas por lesão e convocou a torcida para o jogo que vale vaga na terceira fase da Série D

Por: Jhonatan Moraes
2 horas atrás em 26 de junho de 2026
Foto: Luiz Malavolta Jr. / Noroeste

O Noroeste chega ao jogo de volta contra a Portuguesa-RJ dependendo de uma vitória simples para avançar à terceira fase do Campeonato Brasileiro da Série D. Após o empate por 1 a 1 no Rio de Janeiro, a decisão será neste domingo, às 17h, no estádio Alfredo de Castilho, em Bauru.

Apesar de decidir diante da torcida, o técnico Henrique Barcellos adotou um discurso de cautela antes da partida. Para o treinador, a Portuguesa-RJ mostrou força no jogo de ida e exigirá uma atuação em alto nível do Norusca para que a classificação fique em Bauru.

“Sabemos da dificuldade. É uma equipe muito bem treinada, que nós enfrentamos no Rio de Janeiro, um time que tem bastante variações táticas, principalmente na fase defensiva. É um time experiente, vivido na Série D. Então sabemos que vamos enfrentar um grande adversário, mas estamos prontos para passar de fase e fazer um grande jogo aqui”, afirmou.

Henrique também comentou a arbitragem do primeiro confronto e afirmou esperar uma condução justa na partida decisiva. O treinador relembrou lances duros sofridos pelo Noroeste no Rio de Janeiro e reforçou que o clube busca apenas igualdade de tratamento.

“Espero que a arbitragem seja justa. Acho que a palavra é essa: tem que ser justa. Não dá para ser como foi lá, a gente perdeu jogadores. Tem um lance do Dener que, para tirar ele do jogo, foi uma entrada dura. Se tivesse minimamente um VAR. O Noroeste tem feito todos os pedidos para que a CBF nos atenda com justiça. Não queremos nada dos outros, só ser tratados com justiça”, disse.

Além da arbitragem, a comissão técnica acompanha a situação de três jogadores que deixaram o jogo de ida com problemas físicos. Thiago Lopes, PH e Dener seguem em tratamento e ainda são dúvidas para a decisão no Alfredão.

“O nosso departamento médico tem trabalhado o máximo para que todos os jogadores estejam disponíveis. A equipe tem feito todo o possível, sabemos da dificuldade pelas lesões que foram, mas vamos torcer para que eles consigam se recuperar prontamente”,
explicou.

Com a possibilidade de decisão por pênaltis em caso de novo empate, Barcellos revelou que o fundamento também fez parte da preparação do Noroeste ao longo da semana. Segundo o treinador, a comissão técnica estuda diferentes cenários para o confronto.

“Pênalti é uma das nossas preocupações. A gente estuda sempre o goleiro adversário, tanto o titular quanto o reserva, e todas as possibilidades, porque durante o próprio jogo pode surgir uma situação de pênalti. Nesse caso, agora é algo ainda mais específico e precisamos estar treinados para isso”,
afirmou.

Na reta final da entrevista, Henrique convocou a torcida noroestina para comparecer ao Alfredo de Castilho. Para o treinador, o apoio das arquibancadas pode ser determinante para fortalecer a equipe na busca pela vaga.

“Contamos com o nosso torcedor. Sabemos da força que eles têm e do quanto podem nos apoiar. Com a força do nosso torcedor, nossa equipe fica ainda mais forte. Contamos com o noroestino aqui no domingo para que seja um grande jogo”, encerrou.

Noroeste e Portuguesa-RJ se enfrentam neste domingo, às 17h, no estádio Alfredo de Castilho, em Bauru. Quem vencer avança à terceira fase da Série D. Em caso de novo empate, a classificação será decidida nos pênaltis.