O Palmeiras tem uma missão complicada pela frente, mas conta com um fator que pode ser decisivo: seu retrospecto na Neo Química Arena. Após perder o jogo de ida da final do Campeonato Paulista para o Corinthians por 1 a 0, no Allianz Parque, o Verdão precisa vencer na casa do rival para levantar a taça.
Para ser campeão no tempo regulamentar, a equipe de Abel Ferreira precisa vencer por dois ou mais gols de diferença. Caso triunfe por apenas um gol, a decisão será nos pênaltis. Apesar do desafio, o Palmeiras já mostrou que pode sair vitorioso da Neo Química Arena.
Desde a inauguração do estádio, em 2014, foram 20 confrontos entre os rivais no local, com um histórico equilibrado: 8 vitórias do Corinthians, 6 empates e 6 triunfos palmeirenses. Ou seja, mesmo jogando fora de casa, o Verdão já provou que pode competir de igual para igual com o rival.
Além disso, entre essas seis vitórias alviverdes no estádio, quatro foram exatamente pelo placar que garantiria o título paulista: por dois gols de diferença. A última vez que o Palestra conseguiu um resultado assim foi na semifinal do Paulistão de 2021, quando venceu o Timão por 2 a 0, com gols de Victor Luis e Luiz Adriano, garantindo vaga na final do estadual.
O último triunfo do Palmeiras na Neo Química Arena aconteceu pelo Brasileirão de 2022, quando venceu por 1 a 0. Desde então, são três jogos sem vitória no estádio – dois empates e uma derrota. Agora, com a necessidade de um grande resultado para conquistar o tetracampeonato paulista, o Alviverde precisa voltar a vencer na casa do Corinthians.
Vitórias do Palmeiras na Neo Química:
- Corinthians 0x1 Palmeiras (Brasileirão 2022)
- Corinthians 0x2 Palmeiras (Paulista 2021)
- Corinthians 0x2 Palmeiras (Brasileirão 2020)
- Corinthians 0x1 Palmeiras (Paulista 2018)
- Corinthians 0x2 Palmeiras (Brasileirão 2016)
- Corinthians 0x2 Palmeiras (Brasileirão 2015)