Canal do TSP no TelegramCanal do TSP no Telegram

Impasse contratual trava permanência de Maycon no Corinthians

Divergência com o Shakhtar sobre tempo de contrato deixa futuro indefinido

Por: Neila Gonçalves
20 horas atrás em 4 de janeiro de 2026
Foto: Rafael Vieira/AGIF

A permanência de Maycon no Corinthians voltou a entrar em cenário de indefinição. Após um acordo verbal encaminhado, as negociações esfriaram por conta de uma divergência envolvendo o tempo de contrato desejado pelas partes.

O volante não participou da primeira atividade do elenco em 2026, no último sábado, no CT Joaquim Grava, já que seu vínculo com o clube foi encerrado ao final da temporada passada. Oficialmente, o Corinthians confirmou apenas que segue em conversas para tentar manter o jogador, sem entrar em detalhes.

O entrave está na duração do novo contrato. O Shakhtar Donetsk, clube detentor dos direitos econômicos de Maycon, aceita liberá-lo sem custos imediatos, desde que fique com 50% de uma futura venda. No entanto, os ucranianos exigem que o vínculo seja válido até o fim de 2028, como forma de ampliar as chances de retorno financeiro em uma eventual negociação.

Do lado alvinegro, a diretoria recuou do acerto inicial e agora propõe um contrato de apenas dois anos. O receio é assumir um compromisso longo com um atleta de 28 anos que possui histórico de lesões graves ao longo da carreira.

Outro ponto que envolve as partes é a dívida de cerca de 1 milhão de euros do Corinthians com o Shakhtar, referente aos empréstimos do jogador desde 2022. Em junho de 2025, a Fifa condenou o clube paulista em ação movida pelos ucranianos, decisão que foi contestada pelo Timão junto à Corte Arbitral do Esporte (CAS). O julgamento do recurso ainda não foi concluído.

Apesar disso, a pendência financeira não é vista como um obstáculo direto para a negociação atual, sendo tratada separadamente.

Cria da base corintiana, Maycon soma 248 partidas com a camisa do clube, com 18 gols marcados. Ao longo de sua trajetória no Parque São Jorge, conquistou três Campeonatos Paulistas (2017, 2018 e 2025), um Campeonato Brasileiro (2017) e uma Copa do Brasil (2025).

Enquanto tenta resolver a situação do volante, o Corinthians também trabalha nos bastidores para regularizar pendências financeiras que resultaram em transfer bans, incluindo dívidas com o Santos Laguna, do México, e com o jogador Matías Rojas, além de compromissos monitorados pela CNRD da CBF.