Devido aos incêndios e à densa névoa de fumaça que se instalaram em Ribeirão Preto e região desde a última sexta-feira (23), a Prefeitura local decretou a suspensão de todas as atividades esportivas ao ar livre durante o final de semana. A medida, publicada no Diário Oficial neste sábado (24), seguiu as recomendações da Defesa Civil, que alertou sobre os riscos à saúde provocados pelas condições climáticas adversas, como a baixa umidade do ar e a poluição causada pela fumaça.
Com essa decisão, pelas oitavas de final da Copa Paulista, o confronto entre Comercial e Primavera, que estava marcado para o sábado às 16h, no estádio Palma Travassos, foi remarcado para a próxima terça-feira, às 20h, no mesmo local. A Federação Paulista de Futebol (FPF) emitiu um comunicado oficial sobre o adiamento, citando o decreto como base para a decisão:
“A Federação Paulista de Futebol informa que, por força do Decreto Municipal 188, previsto para ser publicado pela Prefeitura de Ribeirão Preto às 14h deste sábado (24), estão adiados todos os jogos das competições profissionais e de base que aconteceriam no município neste fim de semana. O decreto considera as queimadas, as altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar que afetam o município para suspender todas as atividades físicas ao ar livre. A FPF está em contato com os clubes e autoridades envolvidas para o reagendamento dos jogos e divulgará as novas datas e horários.”
Na Série B do Campeonato Brasileiro, o duelo entre Botafogo-SP e Guarani também foi suspenso. O jogo estava programado para este domingo (25), às 16h, no estádio Santa Cruz.
No entanto, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não definiu uma nova data para essa partida. Em comunicado, a entidade confirmou que a suspensão foi em conformidade com o decreto municipal e a orientação da Defesa Civil de Ribeirão Preto.
Confira a nota oficial da CBF:
“A CBF suspendeu neste sábado (24) o confronto entre Botafogo-SP e Guarani, que estava marcado para domingo (25), no estádio Santa Cruz. A Diretoria de Competições da entidade acatou a determinação da Prefeitura e da Defesa Civil de Ribeirão Preto. A prefeitura decretou a suspensão de todas as atividades esportivas ao ar livre, incluindo jogos de futebol profissional, devido à onda de incêndios, ao clima seco em níveis extremos e ao acúmulo de fumaça, que têm causado risco à saúde dos moradores. A determinação é válida até o fim de domingo (25).”
Além disso, o Botafogo-SP informou que os torcedores que adquiriram ingressos para a partida podem solicitar o reembolso. Quem comprou ingressos digitais pode pedir o estorno através do site da Total Ticket. Assim, aqueles que adquiriram entradas físicas poderão solicitar o reembolso nas bilheterias do Estádio Santa Cruz até a próxima terça-feira (27), das 9h às 17h. Ou deixar para utilizá-los quando a partida for reagendada.
A Prefeitura de Ribeirão Preto justificou a decisão como necessária devido à gravidade da situação. A cidade é uma das mais afetadas pelos incêndios no estado de São Paulo, o que resultou em diversos transtornos, incluindo a interdição de rodovias.