Aposte na bet nacionalAposte na bet nacional

Independente comemora hoje 80 anos de fundação

Arte Independente

Publicados 1 ano atrás em 19 de janeiro de 2024
Por: tsp

Nasceu pobre, sem fama e sem glória, como está em seu hino. No Amador, venceu seus maiores rivais com maestria. Em 1958, ganhou a fama de “Galo da Vila”. Em 1972, iniciou no profissional como Osmar Bacan, o Tatão, de técnico e Sormani marcando o primeiro gol, na vitória sobre o Guaçuano por 1 a 0.

No ano seguinte, o Independente conquistava seu primeiro título, e nos pênaltis, na chamada “batalha de Cafelândia”, com destaques para o grande e saudoso João Ferraz e para o goleiro Lôca, que entrou aos 40 minutos do 2º tempo no lugar de Hélio Saconi só para as penalidades máximas e virou herói.

Com a ajuda sempre precisa do historiador Kina Mercuri, pudemos escrever um pouco deste gigante limeirense, que completa hoje 80 anos de fundação. O alvinegro que tem uma torcida apaixonada, mas que sofre com as deficitárias divisões desde quando teve a chance de subir em 2015 para a divisão de elite em Itápolis e foi caindo até chegar na Bezinha. Hoje, integra a Série A-4.

Kina escreveu sobre seu amor ao Independente: “Do amador ao profissional, uma só paixão. Uma só história. Um só canto. O canto do Galo se fez ouvir nos altos da Vila. Encheu de orgulho sua torcida fiel que não vacila. Quem é vivo, bem sabe, toda a história de felicidade.

Segundo o levantamento do historiador, foram mais de 1.400 jogos oficiais, ultrapassando a barreira das 500 vitórias. Foram também mais de 1.700 gols. Roberto Cruz e Nestor são seus maiores artilheiros. Em termos de técnico, Álvaro Gaia é imbatível, com mais de 130 jogos.

O Independente fez do Estádio Comendador Agostinho Prada, o Pradão, a sua morada, com mais de 600 jogos oficiais. Passou das 300 vitórias e balançou a rede mais de mil vezes.

“Nossa homenagem aos seus fundadores, presidentes, diretores e abnegados que não desistiram jamais da luta. Em 1944, na direção do senhor Lincon Augusto Redondano (Amador), passando em 1972 por Álvaro Zenebon (profissional) e hoje nas mãos de Mário César Rodrigues. O Galo continua altaneiro, cantando alto na Vila e por toda cidade”, lembrou Kina.

E o historiador fez um agradecimento especial ao senhor João Carlos Rodrigues, administrativo da Cia Prada, que intermediou as negociações para que o Pradão fosse utilizado pelo Independente, no início do profissionalismo.

Também intermediou, junto à Indústria e o mandatário da cidade, o prefeito Waldemar Matos da Silveira (Memau), no final dos anos 70, para que o estádio se tornasse Municipal. Parabéns Independente por seus 80 anos.

Fique por dentro das notícias do Galo! Siga nosso perfil no Instagram.

Receba notícias do TSP (Tudo Sobre Paulista) pelo WhatsApp.

Profetize os resultados do Independente na Série A-4 2024! Clique aqui, faça seu cadastro na Betnacional e use o código: TUDOSOBREPAULISTA.

Fique por dentro das notícias! Siga nosso perfil no Instagram.

Receba notícias do TSP (Tudo Sobre Paulista) pelo WhatsApp.

Receba notícias do TSP (Tudo Sobre Paulista) pelo Telegram.

Profetize os resultados do Independente2025!
Clique aqui, faça seu cadastro na Betnacional e use o código: TUDOSOBREPAULISTA.

whatsappwhatsapp
Aposte na bet nacional
ASSINE SÉRIE B - DISNEY PLUS ASSINE SÉRIE B - DISNEY PLUS