A Inter de Limeira saiu atrás no confronto de ida das quartas de final do Campeonato Brasileiro da Série D de 2024, sendo derrotada por 1 a 0 pelo Maringá. A partida foi realizada neste sábado, no Estádio Major José Levy Sobrinho, em Limeira.
O duelo acontece após dois confrontos entre os times na fase de grupos, onde a Inter de Limeira terminou em 2º lugar, justamente atrás do Maringá. A equipe limeirense avançou nas fases eliminatórias ao superar o Avenida-RS nos pênaltis e, nas oitavas de final, empatou em casa e venceu o Nova Iguaçu-RJ fora de casa.
Agora, a Inter de Limeira começa o confronto decisivo em desvantagem, precisando reverter o placar no jogo de volta. O Maringá, por sua vez, segue embalado, com cinco vitórias consecutivas no mata-mata, incluindo dois triunfos sobre Novo Hamburgo-RS e outros dois contra a Portuguesa-RJ.
A partida de volta, que decidirá uma vaga nas semifinais, e consequentemente, o acesso à Série C, acontece no próximo domingo, às 18h30, no Estádio Willie Davids, em Maringá. O Maringá joga pelo empate para avançar, enquanto a Inter de Limeira precisa vencer por um gol para levar a disputa aos pênaltis ou por dois gols para garantir a classificação direta.
Primeiro tempo
O Maringá começou o jogo com maior posse de bola, trabalhando bem e tentando encontrar espaços na defesa adversária, mas enfrentando dificuldades para chegar ao último quarto do campo e finalizar as jogadas. A defesa da Inter conseguiu evitar a pressão inicial.
No entanto, essa resistência não durou muito. Aos 13 minutos, após um erro da defesa da Inter, Léo Ceará fez um belo passe para Robertinho, que aproveitou a sobra e finalizou com precisão para abrir o placar para o Maringá.
Robertinho abriu o placar em Inter de Limeira x Maringá. Vacilo da zaga alvinegra e sai o primeiro gol das quartas de final da Série D 2024#SérieDnaSérieZ pic.twitter.com/ybP5M7r4CB
— Série Z Paraná (@seriezparana) August 24, 2024
O gol pareceu acordar a Inter, que até então não havia criado muitas oportunidades. Logo em seguida, aos 16 minutos, Cesinha acertou uma bola na trave. Em uma sequência de grandes lances, a bola sobrou para Rhuan, que finalizou novamente no poste.
Após o gol, a Inter começou a ter mais posse de bola, tentando se recompor e reverter a pressão imposta pelo adversário, construindo jogadas desde a defesa e trocando passes com mais eficiência.
Aos 28 minutos, a Inter teve outra boa chance em uma cobrança de falta de Locovick, mas a bola foi no canto esquerdo e bateu na trave.
Houve um momento de tensão quando Ronald Carvalho, do Maringá, fez uma entrada forte em Albano, da Inter. Os jogadores e a torcida pediram o cartão vermelho, mas o árbitro deu apenas o amarelo.
Assim, o Maringá conseguiu marcar a posse da Inter e levar a vantagem para o intervalo.
Segundo tempo
O segundo tempo começou equilibrado. Logo aos 3 minutos, o Maringá quase ampliou o placar com Júlio Rodrigues, que recebeu no meio, limpou o marcador e chutou direto para o gol, mas a bola foi para fora.
A Inter tentou reagir, saindo mais para o ataque para evitar a derrota. No entanto, o Maringá, mais faltoso na segunda etapa, recuou e fechou os espaços, dificultando as ações ofensivas do adversário. A Inter trocava passes na intermediária, mas encontrava dificuldades.
Buscando mudar o cenário, o técnico do Leão, Felipe Conceição, promoveu algumas substituições em busca do empate. Mas pouco surtiu efeito.
Aos 28 minutos, o Maringá teve uma ótima chance de ampliar. Negueba cobrou escanteio, Ronaldo Carvalho desviou, e Max Miller cabeceou em direção ao gol, mas a bola subiu demais. O VAR chegou a analisar um possível pênalti de Leocovick nesse lance, mas o jogo seguiu sem a marcação.
Na segunda metade do segundo tempo, a Inter perdeu um pouco de fôlego, chegando menos ao ataque. O Maringá, por sua vez, assumiu o controle do jogo e começou a arriscar mais buscando aumentar o placar. O time de Limeira tentou manter a posse de bola na defesa, mas sofreu com a pressão do Maringá.
Aos 38 minutos, a Inter conseguiu meaçar a área adversária com Rhuan, mas a defesa paranaense afastou o perigo. Em seguida, Negueba recebeu de Robertinho na área e ajeitou para Maranhão, que, na hora da finalização, não conseguiu aproveitar e viu a bola passar rente à trave, desperdiçando uma chance clara de ampliar o placar.
Do outro lado, o Leão não conseguiu criar mais oportunidades perigosas e vai para o jogo de volta em Maringá com a desvantagem no placar.
Escalações
Inter de Limeira: André Luiz; Diego Jussani, Alysson Dutra (João Felipe) e Eduardo Porto; Williams, Marlon (Vinicius Amaral), Cesinha (Lucas Café), Rhuan e Leocovick; Léo Lopes (João Victor) e Albano (Erick). Técnico: Felipe Conceição
Maringá: Dheimison; Ronaldo Carvalho, Tito e Max Miller; Rodrigo, Iago Santana, Léo Ceará (Lucas Black) e Robertinho; Júlio Rodrigues (Moraes), Maranhão e Negueba. Técnico: Jorge Castilho