A derrota do Ituano para o Santos por 2 a 0, no Estádio Novelli Júnior, em Itu, nesta segunda-feira (28), complicou ainda mais a situação do time na luta contra a zona de rebaixamento da Série B. Com esse resultado, válido pela 34ª rodada, o Galo de Itu chegou a sua 20ª derrota na competição.
Esse número é o dobro das vitórias conquistadas até agora — apenas dez. Nem mesmo o Guarani, que ocupa a lanterna há 25 rodadas, tem mais derrotas que o time de Itu, somando 18 até o momento.
No primeiro turno, o Ituano sofreu 12 derrotas em 19 jogos e conquistou apenas três vitórias, com quatro empates. No segundo turno, o time apresentou uma recuperação com sete vitórias, mas também acumulou oito derrotas, sem empates.
Assim, o Ituano começa a sentir o baixo número de pontos somados com empates. Com apenas quatro, o Galo tem o menor índice da Série B. O Ceará, quinto colocado, por exemplo, é o segundo com menos empates na competição, mas com seis.
Com o resultado contra o Santos, o rubro-negro segue na 18ª posição, com 34 pontos, mas pode cair para a vice-lanterna dependendo do resultado do Brusque, 19º colocado com 33. Em situação delicada, o Galo de Itu tem dois pontos a menos que o CRB, 16º e primeiro time fora da zona de rebaixamento.
Na primeira das quatro “finais” que tem pela frente, o Ituano volta a campo na próxima segunda-feira (4), quando recebe o CRB, em um confronto direto no Estádio Novelli Júnior, às 21h