O Ituano vive uma das piores temporadas recentes em sua história. Desde o Campeonato Paulista, a equipe passa por problemas de desempenho dentro de campo, principalmente na defesa. Apesar de ter um dos melhores ataques da
Série B do Brasileiro, a equipe também tem um destaque negativo com o maior número de gols sofridos. Em 14 rodadas disputadas, o saldo do Galo de Itu é de -13, que influencia diretamento na classificação do time na tabela.
São 19 gols marcados pelo time de Itu nesta altura da Série B, quinta melhor marca entre os 20 clubes participantes. Em comparação com outros times do ranking, são apenas dois tentos a menos que o melhor ataque, do Santos, e um a menos que Ceará, América-MG e Goiás. Entre esses clubes, o Ituano é o único que está na parte de baixo da tabela, e ainda pior, na zona de rebaixamento.
O baixo aproveitamento de pontos se dá pela inconsistência defensiva. Como citado, o Galo de Itu tem a pior defesa, de forma disparada, da Série B. São 32 gols sofridos em 14 jogos, uma média de 2,28 tentos por partida. Em números brutos, são nove a mais que o lanterna da comepetição, o Guarani, que tem apenas uma vitória nesta primeira metade de torneio. Na última vitória do Ituano, por exemplo, foram marcados três gols, mas dois foram sofridos.
Ituano terá o maior desafio nesta próxima segunda-feira, dia 15 de julho. A pior defesa da Série B enfrentará o melhor ataque, ou seja, o Santos. O confronto está marcado para acontece na Vila Belmiro, às 20h (de Brasília). A equipe do Ituano tem apenas um ponto conquistado como visitante.