Nesta terça-feira (12), o Ituano foi derrotado por 3 a 2 pelo América-MG, na Arena Independência, em Belo Horizonte, pela 36° rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O Galo chegou a abrir o placar com um gol contra de Ricardo Silva, sofreu a virada, empatou o confronto com Bruno Xavier, mas sofreu o gol da derrota aos 44 minutos do segundo tempo.
Essa é a segunda partida consecutiva que o time sofre o gol do revés aos 44 da segunda etapa. Contra o CRB, na rodada anterior, o time também sofreu uma virada, e Getúlio fez 2 a 1 para o time alagoano na reta final da partida.
Já são cinco viradas sofridas em todo o campeonato e 19 pontos desperdiçados em partidas que o time saiu a frente no placar. Além dessas últimas duas, a equipe perdeu para o Ceará – duas vezes – e Sport após abrir vantagem.
Também aconteceram dois empates nessas circunstâncias. O mais marcante foi contra o Guarani, no primeiro turno, quando o Ituano abriu 2 a 0 fora de casa, mas permitiu que o jogo terminasse 3 a 3. Contra o Brusque, no Novelli Júnior, a partida terminou 1 a 1.
Essa situação corrobora para o iminente rebaixamento da equipe, que se encontra em uma situação praticamente irreversível. Na 18° posição, com 34 pontos, o Rubro Negro está cinco atrás do CRB, o primeiro time fora do Z4. Os últimos dois jogos do campeonato são contra Vila Nova, fora de casa, e Amazonas, em Itu.