Após o término da temporada de 2024 com dois rebaixamentos para o Ituano, os primeiros sinais da grande reformulação que está por vir no clube começam a ser notados. A dupla de zaga titular da reta final da Série B, Claudinho e Gui Mariano, foram os primeiros a se despedirem do clube.
Esse é apenas o começo de uma debandada em massa que deve acontecer no elenco rubro-negro após a péssima temporada. Outra saída importante anunciada recentemente foi do dirigente Beto Souza.
Com a maioria dos atletas tendo o término do contrato em 2024, é improvável que o Ituano busque renovar com esses jogadores.
Com contrato para 2025, restam apenas Jefferson Paulino, Kauan Richard (até 2027), José Aldo, Yann Rolim (apenas até abril), Neto Berola (apenas até maio), Eduardo Person e Ruan Carlos.
Dentre os atletas presentes nessa lista, é difícil imaginar a permanência do trio José Aldo, Yann Rolim e Eduardo Person, que são valorizados no mercado e não devem jogar a Série A2 do Campeonato Paulista.
Além deles, também há alguns atletas oriundos das categorias de base, mas que receberam apenas algumas chances no elenco profissional durante o ano. São os casos de Vinícius Poz (até maio), Lipe Gadol (até 2027), Matheus Maia (até 2026) e Jhow (até o fim de 2025).
Atletas com contrato se encerrando e que não devem permanecer
Goleiros: Saulo e Wesley
Defensores: Guilherme Mariano, Pedro Libardoni, Luiz Gustavo, Claudinho, Guilherme Lazaroni, Eduardo Diniz, Marcinho, Léo Duarte e Léo Oliveira.
Meio-campistas: Xavier, Gabriel Falcão, Rodrigo, Matheus Aluísio e Miqueias.
Atacantes: Thonny Anderson, Bruno Xavier, Pablo Diogo, Marcelo Mineiro, Bruno Alves, Vinicius Paiva, João Carlos, Álvaro, Leozinho, Salatiel e Zé Eduardo.