Depois de iniciar a Série C do Campeonato Brasileiro com uma série invicta de quatro jogos, o desempenho do Ituano despencou. A equipe venceu apenas uma partida nas últimas dez rodadas.
Neste recorte, o Galo de Itu acumula quatro empates e cinco derrotas. Ou seja, um aproveitamento de apenas 23,3%. Entre todos os clubes, o Ituano tem a terceira pior campanha neste período. Além da situação do rubro-negro, Maringá e Tombense não venceram nas últimas dez partidas.
Os dois se enfrentaram na rodada passada e chegaram a dez jogos sem triunfos. O Maringá é o 13º colocado, com 16 pontos, somando seis empates e quatro derrotas nesse intervalo de dez rodadas. Já o Tombense ocupa a lanterna da competição, com cinco empates e cinco derrotas, totalizando 12 pontos.
Antes da sequência negativa, o Ituano era líder da Série C, com três vitórias e um empate nas quatro primeiras rodadas. O que representava um aproveitamento de 83,3%. Agora, com 14 rodadas, caiu para a 10ª colocação, com 17 pontos. Dessa forma, a distância para o G-8 é de três pontos, a mesma que o separa da zona de rebaixamento.
A média de pontos necessária para avançar à próxima fase nos últimos anos tem sido de 28. Isso significa que o Galo precisaria somar pelo menos nove pontos nas rodadas finais, retomando o aproveitamento que teve no início da competição.
Assim, restam cinco jogos e 15 pontos em disputa. Vindo de duas derrota consecutivas, o Ituano volta a campo na próxima segunda-feira (4), às 19h30, contra o Londrina, no Novelli Júnior, em Itu, pela 15ª rodada da Série C.