A situação do Ituano nestas últimas duas rodadas da Série B do Campeonato Brasileiro é delicada. O Galo de Itu vai até Goiânia para enfrentar o Vila Nova neste sábado (16), às 21h, torcendo por uma combinação de resultados para evitar um rebaixamento que parece iminente.
O Ituano é o 18º colocado com 34 pontos, estando a cinco de distância do primeiro time fora da zona de rebaixamento, o CRB. Restando apenas seis pontos em disputa, as chances de queda já estão em 98,3%, de acordo com as projeções do Departamento de Matemática da UFMG. No entanto, ainda há, matematicamente, uma possibilidade de evitar o descenso, ou pelo menos adiar a queda.
Para isso, o Rubro-Negro não pode sonhar em tropeçar contra o Vila Nova. Uma vitória daria esperanças ao time. Mais ainda precisaria torcer contra a Ponte Preta, que enfrenta o Sport também no sábado, às 21h30. A Macaca tem 38 pontos e, se vencer e chegar aos 41, tornaria impossível para o Ituano alcançar a pontuação, já que restariam apenas três pontos em disputa.
Além disso, em caso de vitória, o Ituano precisa ficar de olho no confronto do CRB. O time alagoano enfrenta o Santos no domingo, às 16h, na Vila Viva Sorte. O CRB é o 16º colocado, primeiro fora da zona, com 39 pontos. Se vencer, amplia a vantagem para uma margem que o Ituano não conseguiria reverter na última rodada.
Com o rebaixamento decretado ou não, após o duelo contra o Vila Nova, o Galo de Itu ainda enfrenta o Amazonas na última rodada, no Novelli Júnior.