Canal do TSP no TelegramCanal do TSP no Telegram

Ituano usa sistema que une todas as áreas do clube

Por: tsp
2 anos atrás em 17 de novembro de 2023
Foto: Flávio Torres/Ituano FC
No Ituano, futebol e análise de desempenho estão intrinsecamente ligados. As técnicas de scouting, monitoramento e detalhamento de informações muitas vezes servem como a base para treinamentos, jogadas e estratégias. Todas essas operações, no entanto, só são possíveis com a ajuda da tecnologia. No caso do Ituano, que possui seu próprio software desde 2019, a situação não é diferente.

O sistema foi desenvolvido há quatro anos, quando o Ituano conquistou o acesso da Série D para a Série C do Campeonato Brasileiro. Na época, um programador de Santo Anastácio, no interior do estado, recomendou ao analista de desempenho do clube que entrasse em contato para criar um programa específico.

Christian Paschoalotto foi o programador responsável por essa iniciativa, viajando cerca de 500km do Oeste Paulista até Itu. Inicialmente, o software estava destinado apenas para análise de desempenho, focando na parte de scout. No entanto, após algumas reuniões e a implementação, o programa cresceu, expandindo-se para outras áreas cruciais do clube, como treinamento, fisiologia, psicologia e cadastro de atletas, tanto na base quanto no profissional.
"Foi desenvolvido especificamente para o Ituano. Nos clubes de futebol, cada um trabalha de uma forma diferente, então não tem como fazer um negócio meio genérico. Tem que personalizar", explicou o programador.

DO PENSAMENTO À PRÁTICA


Christian desenvolve softwares para diversas áreas, como agronegócio, fazenda e saúde, mas nunca tinha feito nada relacionado ao esporte. Ele conta que não esperava o convite e achou muito interessante produzir o projeto, vendo o sistema em funcionamento em um clube como o Ituano. Ele explicou um pouco sobre o processo.
"Como programador, nós funcionamos como se fôssemos um escritor fantasma. Só montamos o software, quem explica como ele deve ser feito é o cliente. Eles passam toda a dinâmica, toda a regra e nós pegamos tudo isso e transcrevemos para um software que seja útil para eles lá dentro, no dia a dia. Vamos adequando para ficar fácil para eles trabalharem."

Ele também compartilhou informações sobre os benefícios que o sistema trouxe para o clube. Desde a implementação, muitas evoluções foram aplicadas em conjunto, visando proporcionar vantagens aos profissionais do Ituano.
"Muitas informações que as vezes anotavam em planilha, jogamos tudo dentro de um software. O cara entra lá, bate o olho, um relatório é gerado, e ele sabe o que precisa fazer. Tem muita coisa relacionada a tomada de decisão em treinamento, em jogos, poupar jogador ou não. Quem está de fora não tem noção de como funciona, mas eles passam para a gente como é feito todo esse trabalho interno, e nós simplesmente transformamos aquilo em uma aplicação que vai ser utilizada por eles no dia a dia."

OS BENEFÍCIOS DO SOFTWARE PARA O ITUANO


Desde a sua implementação, o sistema foi sendo aprimorado gradualmente até adquirir sua forma atual. Os próprios profissionais do Ituano aprenderam a alimentá-lo e a utilizar essa tecnologia, que é uma verdadeira radiografia do funcionamento do clube em todas as áreas possíveis.

Para se ter uma ideia, o sistema inclui até o cadastro dos endereços das casas dos jogadores. O programa é composto por informações e análises feitas pelos mais variados profissionais do clube, como médicos, fisiologistas, analistas, preparadores físicos, gerentes e, é claro, o técnico Marcinho.

Cabe a essas pessoas adicionar manualmente o conteúdo correspondente às suas áreas de atuação. Quando um jogador é avaliado fisicamente, os exames são inseridos nesse sistema, que pode indicar caso o atleta não tenha condições para a próxima partida, por exemplo.

Também são incluídos relatórios e mapas de movimentação dos atletas nos jogos e nos treinos. Esses dados são coletados por meio de outros aplicativos e recursos, mas é no software que esse conteúdo é armazenado e fica acessível para todos os profissionais do clube.

ESTATÍSTICAS E RELATÓRIOS


Além dos mapas, também estão disponíveis todas as estatísticas dos jogadores rubro-negros (gols, assistências, passes, finalizações, erros, desarmes, faltas, cartões). São inseridos ainda os relatórios desenvolvidos pelos analistas, que envolvem a avaliação qualitativa dos atletas do time e dos adversários.

As três últimas partidas do próximo rival são analisadas com maior detalhamento, abordando comportamentos individuais e coletivos, como os pontos vulneráveis daquela equipe, como ela constrói jogadas (pelo centro, pelas laterais), como marca, se é um time rápido ou lento, como joga com e sem a bola.

Além de informações mais básicas, como jogadores suspensos, lesionados, provável escalação, artilheiros e links dos jogos e de jogadas específicas. Determinados padrões também ficam disponíveis, como os minutos em que o clube adversário mais sofre gols e quais são os jogadores que mais erram e mais perdem bolas, orientando o planejamento tático do Galo de Itu para explorar essas vulnerabilidades.

Em dias de jogos, toda a preparação feita durante a semana com a ajuda do software é colocada em prática. Após os jogos, é realizado um feedback entre a comissão técnica para avaliar o que funcionou e o que não produziu os resultados desejados.

Por fim, o sistema também é utilizado para análise de mercado e das categorias de base do Ituano. Jogadores observados para integrar a equipe profissional futuramente são inseridos no aplicativo, desde que estejam dentro do perfil do clube e do técnico. Todo o processo de filtragem é realizado dentro da base de dados.