O Ituano recebeu o Mirassol na tarde deste sábado (07), em duelo pela 25a rodada do Brasileirão Série B. No gramado do Novelli Júnior, o placar foi de 3 a 2 para o Galo de Itu, que com o resultado consegue finalmente respirar fora da zona de rebaixamento. A equipe vem fazendo um bom trabalho de recuperação e manteve o tabu de seis anos contra o Mirassol – o Leão não vence no Novelli Júnior desde 2018. Além disso, a equipe de Mozart não perdia como visitante desde a 15a rodada.
Léozinho fez o gol que deu a vitória para os donos da casa. Os outros gols do Ituano foram marcados por Thonny Anderson e Bruno Xavier, que também tiveram boas atuações individuais. Do lado do Leão, os gols foram de Léo Gamalho e Iury Castilho.
Ao sair com os três pontos, o Ituano aparece na 16a colocação, somando 25 pontos e uma vitória a mais que o CRB, logo abaixo. Já o Mirassol perdeu a chance de assumir a ponta da tabela e fica somente na terceira colocação, com 42 pontos.
Primeiro tempo
O início de jogo foi bastante equilibrado em Itu, com os dois times sendo cautelosos, mas não demorou para o Ituano inaugurar o placar.
Em roubada de bola aos cinco minutos, Miquéias atento no meio de campo tocou para Thonny Anderson, que recebeu e foi carregando até limpar a marcação e encher o pé dentro da área para fazer 1 a 0.
Cinco minutos depois, pressionando a saída de bola do Mirassol, Thonny tentou de novo em jogada com Bruno Xavier, que finalizou pela esquerda direto para fora. Aos 18 foi a vez do Leão balançar as redes. Após chute defendido de Dellatorre, Léo Gamalho aproveitou o rebote e marcou seu 85° gol na história da Série B.
Aos 25, o Mirassol tentou com Dellatorre após cruzamento, mas o atacante estava bem marcado e não conseguiu o domínio. Do outro lado do campo, boa chegada do Ituano e Bruno Xavier mandou para a área e a bola acabou passando rasteira por todo mundo. Com 30, foi a vez de Bruno receber o cruzamento, mas o cabeceio facilitou a defesa de Alex Muralha.
Já se encaminhando para o fim do primeiro tempo, Kauan Richard arriscou de fora da área, mas Muralha realizou a defesa no meio do gol. Aos 49, apito do intervalo e partida em 1 a 1.
Segundo tempo
Sem mudanças para o reinício do jogo. Luiz Gustavo recebeu o primeiro cartão amarelo com a bola rolando, logo ao um minuto. Antes, no intervalo, Zeca e o técnico Alberto Valentim também foram advertidos, após breve desentendimento.
Yann Rolim fez boa finalização mas acabou acertando a trave. Amarelo para Xavier, aos sete, por aplicar carrinho em Chico Kim. Primeiras alterações em dupla nas equipes: no Ituano, Yann Rolim e João Carlos por Eduardo Person e Leozinho. Nos visitantes, Dellatorre e Rodrigo Andrade saíram para as entradas de Iury Castilho e Neto Moura.
Aos 18, Thonny Anderson chutou forte e Muralha realizou bela defesa, tirando de cima da linha o que seria o segundo do Ituano. Aos 24, o segundo veio. Bruno Xavier aproveitou a sobra de chutaço de Marcinho e mandou para dentro. Porém logo na sequência, o Mirassol chegou ao empate de novo. Lucas Ramon cruzou e Iury Castilho não desperdiçou, colocando o 2 a 2 no placar.
Com nem dois minutos de diferença no relógio o Ituano voltou a ter a vantagem. Foi a vez de Leozinho deixar o seu, após passar por dois jogadores do Mirassol. O jogador tirou a camisa na comemoração do 3 a 2 e levou o amarelo. Três gols em quatro minutos.
Amarelo para Miquéias já nos acréscimos. Aos 51, o árbitro assinalou o fim. Ituano 3×2 e fora do Z4.
Próximos jogos
O Galo de Itu volta a campo para a próxima rodada no dia 13, às 21h30, para encarar a Ponte Preta, fora de casa. Já o Mirassol jogará no dia seguinte contra o Amazonas, às 18h no gramado do Maião.
Escalações
Ituano: Jefferson Paulino; Marcinho, Claudinho, Luiz Gustavo e Kauan Richard; Rodrigo, João Carlos (Leozinho) e Miquéias; Thonny Anderson (Álvaro), Yann Rolim (Eduardo Person) e Bruno Xavier (Léo Duarte). Técnico: Alberto Valentim.
Mirassol: Alex Muralha; Lucas Gazal, Luiz Otávio e João Victor; Lucas Ramon, Danielzinho, Rodrigo Andrade (Neto Moura) e Zeca (Alex Silva); Chico (Marquinhos), Dellatorre e Léo Gamalho (Iury Castilho). Técnico: Mozart.