O Ituano chegou ao sexto jogo consecutivo sem vitória na Série C do Campeonato Brasileiro. No último domingo (29), a equipe foi derrotada de virada por 2 a 1 pelo Caxias, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul.
A última vitória do Galo aconteceu na quarta rodada, no dia 3 de maio, quando superou o ABC fora de casa por 3 a 2. Desde então, a equipe acumula três derrotas e três empates. Perdeu para a Ponte Preta (2 a 0) em casa, para o Figueirense (2 a 0) fora, e para o Caxias, além dos empates com Floresta (0 a 0), Maringá (1 a 1) e São Bernardo (0 a 0).
Antes da sequência negativa, o Ituano liderava a competição. A virada na trajetória começou justamente no confronto direto contra a Ponte Preta, e os tropeços seguintes permitiram a ultrapassagem de rivais na tabela.
Esse é o pior momento da equipe em 2025. O mais próximo aconteceu no Campeonato Paulista Série A2, quando o clube ficou cinco partidas sem vencer na primeira fase. Foram quatro empates contra Portuguesa Santista, Santo André, Oeste e XV de Piracicaba, e uma derrota para o Primavera.
Com 13 pontos, o Ituano ocupa atualmente a 12ª colocação na Série C. O G-8, zona de classificação à próxima fase, tem como último integrante o Brusque, com 15 pontos, dois a mais que a equipe de Itu.
Assim, em busca de reação, o Ituano volta a campo no próximo sábado (5), às 17h, no Estádio Novelli Júnior, onde enfrenta o Retrô pela 11ª rodada.