Em duelo diretamente da parte de baixo da tabela, o Botafogo recebeu o Ituano na noite desta quarta-feira (23) pela 33a rodada do Brasileirão Série B, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto. Quem levou a melhor foi o Galo de Itu, vencendo por 1 a 0, com Gui Mariano sendo o herói da noite e balançando as redes pela primeira vez vestindo as cores do Ituano.
A vitória reacende a esperança rubro-negra nesta reta final de campeonato, onde a briga contra o rebaixamento continua enrolada. A equipe ganha uma posição, com 34 pontos na 18a colocação. O Pantera, que jogou com um a menos boa parte da partida, retorna ao Z4, aparecendo logo acima com 36, perdendo a chance de se afastar de vez dali.
Primeiro tempo
O time visitante começou fazendo bastante pressão e logo conseguiu a primeira chegada do jogo, em lance de Vinícius Paiva com José Aldo, sem boa conclusão. Aos nove minutos, Guilherme Lazaroni cobrou com perigo falta frontal por cima da barreira, mas Victor Souza, atento, espalmou. Na sequência em cobrança de escanteio, Bruno Xavier quase abriu o placar. O jogador cabeceou e a defesa tirou quase em cima da linha.
A primeira boa chance do Pantera veio somente aos 13 minutos com Victor Andrade enchendo o pé, fazendo o goleiro do Galo trabalhar. Dali para frente, só deu Bota. Dois minutos depois, um gol anulado. Alexandre Jesus chegou a balançar as redes, mas o árbitro marcou falta antes do lance. Em mais uma chegada aos 21, Negueba bateu cruzado pela direita, direto para fora.
Aos 29, o Tricolor ficou com um a menos em momento que se fazia melhor na partida. Cartão vermelho direto para Carlos Manuel, após falta em Vinícius Paiva, último homem do Galo. Na cobrança da bola parada, Victor Souza defendeu sem dificuldade a tentativa de José Aldo. Paiva bateu com espaço aos 38, por cima do gol.
Depois de mais dois minutos de acréscimo, o 0x0 seguiu para o intervalo.
Segundo tempo
Na volta, mexidas nos dois times. Do lado do Botafogo, Jean Victor e Douglas Baggio dão lugar a Patrick Brey e Gustavo Bochecha, enquanto do lado do Ituano, Xavier saiu para Neto Berola entrar.
Bruno Xavier bateu rasteiro aos três minutos, sem perigo. Aos quatro, primeiro cartão amarelo até aqui para Gui Lazaroni, por falta em Negueba. Grande chance do Ituano aos oito, em arrancada de Neto Berola, mas Raphael travou o jogador na hora certa. Agora do lado do Pantera, Sabit Abdulai também foi amarelado.
Aos 22, Leozinho fez boa cobrança de bola parada, passando perto do travessão. Mais uma chance perigosa do Ituano em cobrança de falta frontal. Lazaroni bateu bem, mas Victor Souza mandou para escanteio. Aos 34, Berola inverteu e João Carlos ajeitou de cabeça para Gui Mariano empurrar e abrir o placar para o Galo de Itu. Primeiro gol do zagueiro vestindo essa camisa.
Depois do gol, jogo morno, com o Ituano controlando a posse e o relógio correndo. Aos 50, o árbitro encerrou a partida. O Ituano volta a vencer fora de casa, por 1 a 0.
Próximos jogos
O Ituano retorna aos gramados no próximo dia 28, para enfrentar o Santos, dentro de casa, às 19h. No dia seguinte, o Botafogo encara o Amazonas, às 21h30.
Escalações
Botafogo: Victor Souza; Ericson, Raphael Rodrigues (Toró) e Bernardo Schappo; Carlos Manuel, Sabit Abdulai (Fillipe Soutto), Emerson Negueba e Jean Victor (Patrick Brey); Douglas Baggio (Gustavo Bochecha), Alexandre Jesus e Victor Andrade (Alex Sandro). Técnico: Márcio Zanardi.
Ituano: Jefferson Paulino; Léo Duarte, Claudinho, Guilherme Mariano e Guilherme Lazaroni; Xavier (Neto Berola), José Aldo e Yann Rolim (Miquéias); Bruno Xavier (João Carlos), Salatiel (Álvaro) e Vinícius Paiva (Leozinho). Técnico: Chico Elias.