O colombiano foi o grande destaque do Banfield-ARG na competição, com 5 gols em 8 jogos e levando a equipe até as oitavas de final do torneio, onde foi superada pelo eventual campeão daquela edição, o Internacional-RS. Agora, aos 32 anos, o meia faz a sua reestreia na principal campeonato do continente por um dos clubes com maior tradição nele. Há grande expectativa sobre a sua titularidade ou não no jogo de quinta-feira contra o Talleres, já que o craque tem sido pouco aproveitado por Thiago Carpini.
Formado nas categorias de base do Envigado-COL, James se destacou desde novo e foi contratado para disputar o campeonato argentino aos 17 anos. Ganhando a titularidade em pouco tempo, foi primordial no primeiro título da primeira divisão da história do clube em 2009 e em 2010 já era tratado como uma das grandes joias da América do Sul, sendo vendido para o Porto no meio da temporada sul americana, por cerca de 5 milhões de euros.
Profetize na BetNacional! Clique aqui e use o código TUDOSOBREPAULISTA.
Na Copa Libertadores da América, o canhoto marcou gols contra os seus três adversários da fase de grupos: Morelia-MEX, Nacional-URU (duas vezes) e Deportivo Cuenca-ECU; o último, um golaço de fora da área. O Banfield passou como segundo colocado do grupo e 6 e foi sorteado para disputar a próxima fase contra o primeiro colocado do grupo 5.
Nas oitavas de final, contra o Inter de Porto Alegre, James abriu o placar do jogo de ida, na Argentina, logo aos 2 minutos do primeiro tempo. Em partida marcada por polêmicas na arbitragem, os mandantes conquistaram uma vantagem de 3 a 1 para levar ao Beira Rio. Na volta, o time brasileiro dominou a partida e venceu pelo placar de 2 a 0, se classificando diretamente para as quartas de final pelo critério do “gol fora”, que já não existe no torneio. Nesta partida, o jovem Rodríguez foi expulso de campo após ser advertido com seu 2º cartão amarelo. O Internacional viria a eliminar o São Paulo na semifinal da competição, após a pausa para a Copa do Mundo de 2010.