No último domingo (10), o Ituano encerrou sua participação no Paulistão 2024. O baixo aproveitamento culminou no rebaixamento histórico do clube, que era a equipe do interior há mais tempo na elite e não sofria um descenso há 25 anos.
No início da temporada, o clube anunciou um pacotão de reforços para a disputa do Paulistão. Foram 16 contratados ao todo. Dentre todos os reforços, se destacaram Jean Pyerre, Thonny Anderson e Leozinho.
O trio é conhecido no âmbito do futebol nacional e, por conta disso, geraram altas expectativas quando chegaram ao Galo de Itu. Jean é formado no Grêmio e foi uma grande revelação em 2019.
O meia se destacou na equipe que era destaque do futebol brasileiro na época. Mas, principalmente por causa de lesões, o atleta não correspondeu a todas as expectativas e perdeu espaço no tricolor gaúcho. Em 2022, foi negociado com o Giresunspor – TUR, porém sequer realizou uma partida. Nos exames médicos foi detectado um câncer, que obrigou Jean a dar uma pausa na carreira. Após seu tratamento, o atleta voltou a jogar ainda em 2022, no Avaí. Contudo, sem destaque no clube catarinense, Jean surpreendeu ao anunciar sua aposentadoria no fim daquele ano. A sua chegada em Itu marcou sua volta aos gramados, após mais de um ano.
Thonny Anderson é da mesma geração de Jean Pyerre e surgiu junto com ele no Grêmio. O atacante começou marcando muitos gols, mas nunca se firmou no time titular. Foi vendido ao Red Bull Bragantino, clube em que também não foi bem e acumulou muitos empréstimos. O último, para o ABC, ano passado. Com o início da nova temporada, Thonny chegou ao Galo após seu contrato com o Red Bull Bragantino se encerrar.
Já o ponta Leozinho é um caso curioso. O atleta era jogador de futsal até 2022. Era a principal referência da seleção brasileira e foi eleito duas vezes o melhor jogador sub-23 do mundo. Seu anúncio de desistência da carreira no salão surpreendeu a todos. O Ituano é apenas seu segundo clube em sua nova jornada.
Veja estatísticas desses atletas no Paulistão 2024
Jean Pyerre
- 4 jogos (1 como titular)
- 0 gols e uma assistência
- 75% de precisão em bolas longas
Thonny Anderson
- 9 jogos (6 como titular)
- 0 gols e 0 assistências
- 2 cartões amarelos
Leozinho
- Apenas uma partida (19 minutos em campo)
- 0 gols e 0 assistências
- Teve 1 drible certo em sua única tentativa (100%)