Após um mês treinando com o elenco, o zagueiro João Basso foi inscrito para a disputa da Série B com o Santos. Foi necessário a abertura da janela de transferências para a regularização acontecer, visto que ele foi emprestado por seis meses neste ano. Apesar de ser um reforço no elenco, ele não deve ser titular na equipe de Fábio Carille. O treinador mandará a campo uma dupla formada por Gil e Jair.
Desde que foi reintegrado, ele virou interesse de alguns clubes do Brasil. Contudo, a permanência de João Basso pode acontecer caso ocorra a venda Joaquim, que é titular absoluto, mas está lesionado. O jovem zagueiro interessa do Eagle Football Group, que pertence a John Textor, e que já fez investidas para contratar o defensor. Tudo pode acontecer até o dia 2 de setembro, quando fecha a janela de transferências.
O zagueiro foi contratado no meio do ano passado, enquanto o Santos brigava para escapar do rebaixamento. Ele teve um bom inicio com a camisa alvinegra, mas acabou lesionando em um clássico contra o Corinthians, no segundo turno do torneio. Por conta da reformulação planejada pelo atual presidente Marcelo Teixeira, ele acabou sendo emprestado para finalizar a temporada europeia com a camisa do Estoril.
Aos 27 anos, João Basso tem contrato com o Santos até o fim de 2026 e pode ser negociado ainda nesta janela, mesmo que tenha sido reintegrado ao elenco comandado por Fábio Carille. Com possibilidade de ter o zagueiro no elenco, o Alvinegro Praiano entra em campo nesta próxima segunda-feira (15), pela 15ª rodada da Série B, em confronto contra o Ituano, na Vila Belmiro, às 20h (de Brasília).