Com família em cidade próxima, zagueiro cita proximidade como motivação extra para buscar objetivos com o Bugre
ReproduçãoReforço do Guarani para a temporada de 2026, o zagueiro Jonathan Costa chega ao Brinco de Ouro trazendo não apenas experiência, mas também uma forte ligação com a região de Campinas. Naturalmente próximo de casa, o jogador de 30 anos tem família em Hortolândia, fator que pesou na decisão de aceitar a proposta do Bugre.
O pai do atleta, Ivair Xavier da Costa, destacou em entrevista na época que o filho veio atuar em Campinas como visitante, o orgulho da família com a trajetória do filho e a saudade causada pela distância. Agora, essa realidade muda com o retorno definitivo à região.
A história de Jonathan no futebol começou longe da zaga. Em 2008, ele foi testado no Primavera e chegou a atuar como atacante, sendo artilheiro do sub-15. Já no profissional, consolidou-se como defensor e passou por clubes como SEV Hortolândia, Atlético Sorocaba e Penapolense antes de seguir carreira no exterior, atuando pelo Portimonense, em Portugal.
De volta ao Brasil, acumulou passagens por Linense, Bragantino, Desportivo Brasil, XV de Piracicaba, Osasco, Caldense, Mirassol, Paraná, Botafogo-PB, Operário-PR e Avaí, onde se destacou por três temporadas consecutivas na Série B.
A contratação de Jonathan foi tratada internamente como estratégica. O executivo de futebol do Guarani, Farnei Coelho, classificou o acerto como um “sonho” realizado, ressaltando a concorrência no mercado e a confiança no projeto apresentado ao atleta, que chega com status de um dos principais nomes do elenco para 2026.
“Apresentamos o nosso projeto, e ele aceitou. Será um dos grandes nomes para a temporada”, afirmou o executivo.
Enquanto a diretoria segue em busca de novos reforços, especialmente para o setor ofensivo, o elenco realiza a pré-temporada em Bragança Paulista.