Jornalista expõe “laranja” em acordo do Timão com patrocínio

Por: Bruno Rys Colesanti
1 ano atrás em 21 de maio de 2024
Foto: Marcos Ribolli


O contrato entre o Corinthians e a VaideBet, anunciado em janeiro como o maior patrocínio da história do futebol brasileiro, continua a gerar notícias. A última atualização sobre o tema sugere um possível esquema envolvendo um “laranja” entre os intermediários do acordo, conforme relatado pelo colunista Juca Kfouri, do UOL.


A Rede Social Media Design LTDA foi a intermediária do acordo, assegurando um pagamento de mais de R$ 25 milhões. No início de maio, o site Meu Timão revelou que o Corinthians já havia desembolsado uma parte desse valor, totalizando R$ 1,4 milhão em duas parcelas de R$ 700 mil.


Esses pagamentos foram efetuados sem o conhecimento do diretor financeiro Rozallah Santoro, que estava viajando. A decisão de priorizar essas transações foi tomada pelo diretor administrativo Marcelo Mariano, apesar das dificuldades financeiras do clube, como o pagamento dos salários dos jogadores.


Segundo Juca Kfouri, parte do dinheiro já transferido pelo Corinthians foi enviado para outra empresa, a Neoway Soluções Integradas em Serviços LTDA, através de duas transações via Pix:



  • 25 de março de 2024: R$ 580 mil

  • 26 de março de 2024: R$ 462 mil


O problema surge nos dados da Neoway. A sócia da empresa, Edna Oliveira dos Santos, alega não ter conhecimento desses fatos. Residente em uma casa modesta em Peruíbe, São Paulo, ela ficou surpresa ao ser questionada sobre o caso e afirmou não conhecer Alex Cassundé, sócio da Rede Social.


Além disso, o endereço registrado da Neoway é Avenida Paulista, 171, 4º andar. O local abriga um espaço de co-working e, segundo a recepcionista, ninguém da empresa é visto frequentando o local.




Vale lembrar que o acordo entre Corinthians e VaideBet foi um dos motivos da demissão de Rubens Gomes, o “Rubão”, segundo o mesmo. O ex-diretor de futebol, mandado embora no mês passado, contou ao programa Mesa Redonda, da TV Gazeta, que Augusto Melo se irritava quando o dirigente indagava sobre o contrato do novo patrocinador e a presença de um intermediário para fechar o negócio.


Depois da acusação, o Timão emitiu uma nota oficial se defendendo e afirmando que todas as negociações do clube aconteceram de forma legal. O clube também se eximiu da responsabilidade de repasses de valores a terceiros.


Confira a nota completa


“O Sport Club Corinthians Paulista tomou conhecimento da acusação publicada na imprensa na tarde desta segunda-feira (20) e reafirma que todas as negociações, incluindo patrocínios, se deram de forma legal com empresas regularmente constituídas. O clube destaca que não guarda responsabilidade sobre eventuais repasses de valores a terceiros. Caso sejam apresentadas quaisquer provas de ilícitos, estes serão discutidos junto ao Conselho Deliberativo para providências que se fizerem necessárias”