Três adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Fundação CASA em Franco da Rocha começaram, nesta quarta-feira (30), um período de testes no Esporte Clube São Bernardo SAF. A avaliação será realizada ao longo de três semanas e poderá garantir aos jovens a integração à equipe sub-20 do clube do ABC Paulista.
Durante o período de testes, os adolescentes passarão por avaliações físicas, técnicas e comportamentais, observados pela comissão técnica e pelo departamento de base do São Bernardo. A ação é parte de um projeto socioesportivo voltado à reinserção social por meio do esporte, conectando talentos em formação com oportunidades no futebol profissional.
A iniciativa é fruto da parceria entre Marcel Barbosa, membro do Instituto Águia do Millenium; Marcelinho Paulista, ex-jogador e gestor de futebol; e João Luís, profissional de educação física da Fundação CASA. O projeto também conta com o apoio do empresário José Wilker, presidente do Conselho Administrativo da SAF do E.C. São Bernardo, e de Sérgio Baresi, coordenador da categoria de base do clube.
A triagem começou em maio, quando Marcelinho Paulista visitou o CASA Tapajós, em Franco da Rocha, e palestrou para adolescentes sobre sua trajetória de superação no esporte. Em junho, os jovens foram convidados a conhecer o CT do São Bernardo, acompanhar treinos de alto rendimento e participar do processo seletivo.
Esta é a primeira rodada de testes prevista pelo projeto, que pretende encaminhar novos adolescentes da Fundação CASA para oportunidades similares ao longo do ano. O objetivo é oferecer vivências no esporte de alto rendimento e, principalmente, abrir portas para a reinserção social por meio do futebol.
Os testes estão sendo realizados no Estádio Municipal Giglio Portugal Pichinin, o Baetão, em São Bernardo do Campo, e seguem até meados de agosto, quando a comissão técnica definirá a possível integração dos jovens ao elenco sub-20.