No próximo dia 22 de abril, 20 atletas das categorias de base do Grêmio Novorizontino terão uma experiência única: um intercâmbio cultural em Madrid, na Espanha. Para a maioria deles, será a primeira viagem internacional, viabilizada pelo projeto Foto&Arte, que desde outubro de 2024 tem contribuído para a formação profissional e pessoal dos jovens jogadores.
A iniciativa proporcionou oficinas de fotografia e tecnologia para 100 atletas, com idades entre 14 e 20 anos, realizadas paralelamente aos treinos. Ao longo de seis meses, os participantes foram avaliados por meio de desempenho, dedicação e progresso, e os que mais se destacaram garantiram um lugar na viagem.
Em Madrid, os jovens irão aplicar na prática os conhecimentos adquiridos, registrando imagens de pontos culturais e históricos da cidade. De volta ao Brasil, as fotografias farão parte de uma exposição cultural em Novo Horizonte (SP).
“O projeto mostrou que a fotografia é uma forma de expressão e arte. Nosso objetivo foi estimular a criatividade dos alunos e promover uma reflexão sobre diferentes culturas e perspectivas. O intercâmbio será o grande desfecho dessa jornada, ampliando ainda mais o acesso à cultura”, destaca Júlia Berwerth, produtora executiva do Foto&Arte.
Para os atletas, a experiência promete ser transformadora. O atacante Pedro Balotelli celebra a oportunidade:
“Foi incrível participar do projeto. Agora, poder vivenciar uma cultura diferente e conhecer mais sobre a arte será ainda mais enriquecedor. Tenho certeza de que essa experiência agregará muito à nossa carreira e formação pessoal.”
O zagueiro Gabriel Correia também ressalta a importância da iniciativa:
“Além de contribuir para o nosso desenvolvimento como atletas, as oficinas nos ajudaram a crescer como seres humanos. Conhecer um novo país e uma nova cultura é uma oportunidade única, que levaremos para a vida.”
O Grêmio Novorizontino reforça que o projeto vai além do esporte, proporcionando novas possibilidades para os jovens.
“Nosso objetivo foi ampliar o conhecimento dos atletas e incentivá-los dentro e fora de campo. Foi emocionante acompanhar o empenho de cada um, e agora ver a realização desse sonho na Europa”, afirma Rose Guerra, diretora do clube.
O Foto&Arte é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Usina Santa Isabel e execução da Dua Produções.