Assine a Robô Tips Assine a Robô Tips

Justiça aceita denúncia e torna Armando Mendonça réu no caso Nike

Vice-presidente afastado do Corinthians é acusado pelo Ministério Público de crimes ligados à gestão de itens esportivos fornecidos pela patrocinadora

Por: Jhonatan Moraes
1 hora atrás em 24 de junho de 2026
Foto: Reprodução / Instagram

A Justiça de São Paulo aceitou a denúncia apresentada pelo Ministério Público de São Paulo e tornou réu o vice-presidente do Corinthians, Armando Mendonça, no caso envolvendo a gestão dos materiais esportivos fornecidos pela Nike.

A decisão foi assinada na última terça-feira pela juíza Amanda Eiko Sato, da 25ª Vara Criminal do Foro Central Criminal da Barra Funda. A magistrada acolheu a denúncia do promotor Cássio Roberto Conserino por entender que há indícios de autoria e materialidade nos crimes apontados pelo MP.

Armando Mendonça é acusado de apropriação indébita agravada continuada, tentativa de apropriação indébita agravada continuada, furto qualificado pelo abuso de confiança e coação no curso do processo.

Afastado do cargo desde o último dia 8, o dirigente terá dez dias para apresentar defesa após ser intimado. Testemunhas ligadas à investigação também serão ouvidas ao longo do processo.

Apesar de aceitar a denúncia, a juíza rejeitou os pedidos de medidas cautelares feitos pelo Ministério Público. Entre eles estavam a suspensão temporária de Armando do quadro de associados do Corinthians e a proibição de frequentar o clube.

Na decisão, a magistrada citou o afastamento voluntário do dirigente por 30 dias e entendeu que, no momento, não há elementos para impedir sua presença nas dependências do clube. A juíza também negou o pedido para restringir contato de Armando com integrantes da diretoria corinthiana.

O promotor Cássio Roberto Conserino deve recorrer da parte da decisão que rejeitou as medidas cautelares.

Relembre o caso

O caso teve origem após uma auditoria interna conduzida pelo diretor de tecnologia do Corinthians, a pedido do presidente Osmar Stabile. O relatório identificou uma série de irregularidades na gestão dos materiais esportivos da Nike e colocou o vice-presidente no centro de parte das ações classificadas como inconformidades.

Armando Mendonça nega qualquer irregularidade. O dirigente sustenta que o descontrole na retirada dos materiais ocorreu durante a gestão de Augusto Melo e afirma que, na atual administração, medidas de correção já haviam sido adotadas. Ele também aponta falhas no relatório da auditoria.

De acordo com o Ministério Público, Armando teria se apropriado de 131 itens de material esportivo da Nike, tentado obter 19 camisas especiais com patch da NFL, subtraído oito unidades dessa edição comemorativa e ameaçado duas testemunhas durante a investigação.