O último jogo da Ferroviária pelo Brasileirão Feminino, a vitória sobre o Cruzeiro por 1 a 0, marcou também o retorno da lateral Fran Bonfanti aos gramados. A atleta estava afastada por conta de uma lesão no Ligamento Cruzado Anterior (LCA) desde o primeiro semestre de 2023.
Essa foi a quarta vez na carreira de Fran que ela se recuperou de uma lesão no LCA. Em 2022, quando ainda jogava no Real Brasília, 2021, atuando pelo Avaí/Kindermann e outra em 2014.
Profetize na BetNacional! Clique aqui e use o código TUDOSOBREPAULISTA.
BEM-VINDA DE VOLTA, GUERREIRA! ⚔🚂💨
Conseguimos uma vitória importante diante do Cruzeiro pelo @brfeminino, mas outra conquista que tivemos foi o retorno da lateral Fran Bonfanti ao elenco principal. pic.twitter.com/37O8UpCg1q
— Guerreiras Grenás (@guerreirasgrena) April 1, 2024
A lesão do LCA, presente no joelho, é geralmente causada em movimentos que envolvem giros e mudanças rápidas de direção. Ademais, em média, a recuperação costuma levar de seis a doze meses, e o tratamento envolve fisioterapia, exercícios especializados ou até mesmo, em casos específicos como o de Fran, cirurgia.
Segundo estudo, atletas do sexo feminino têm de duas a oito vezes mais chances de romper o LCA em comparação aos homens.
Neste começo de temporada de 2024, Lelê, goleira do Corinthians e da Seleção Brasileira, se machucou durante treinamento em preparação para a disputa Supercopa do Brasil.
Além dela, outro caso recente foi o da Andressinha. A meio-campista do Palmeiras sofreu a ruptura do ligamento às vésperas da final da Copa Libertadores contra o Corinthians. Assim, a jogadora passa pelo processo de recuperação da lesão desde outubro do ano passado.