Lautaro e Tiquinho decepcionam, técnico testa falso nove na reta final
Foto: Raul Baretta/Santos FCO ataque do Santos vem sendo um dos maiores problemas da temporada. Os centroavantes do time, Lautaro Díaz e Tiquinho Soares, falharam em cumprir o papel de goleadores. Lautaro soma apenas três gols em 13 jogos, e Tiquinho marcou sete vezes em 38 partidas, sem conseguir engrenar. A ineficiência da dupla deixa o Santos sem referência ofensiva.
Com os atacantes em baixa, o técnico Juan Pablo Vojvoda decidiu reestruturar o esquema tático e recorrer ao “falso 9”. Em algumas partidas, essa função foi dada a jogadores acostumados a atuar mais atrás, como Neymar — embora ele ainda seja dúvida para os jogos finais — e Rollheiser, que pouco contribuiu ofensivamente. A alternativa indica a tentativa de burilar soluções mesmo com os problemas no ataque.
Apesar das mudanças, o time ainda não apresentou melhora concreta. No empate recente com o Internacional, os centroavantes mencionados nem atuaram. A falta de efetividade preocupa em um momento decisivo, quando o Santos luta para escapar da zona de rebaixamento e precisa pontuar nas próximas rodadas.
O desafio agora é grande. A comissão técnica e o elenco precisam ajustar a ofensiva rapidamente — seja com adaptação tática, recuperação de confiança dos atacantes ou reposicionamento de peças ofensivas. Caso contrário, o risco de queda se torna ainda mais real, e a cobrança da torcida tende a aumentar nas últimas partidas do campeonato.