Na tarde desta quinta-feira, 8 de maio, o Vaticano anunciou o novo pontífice da igreja católica. O cardeal Robert Francis Prevost foi escolhido e assumiu o nome Papa Leão XIV, sendo o primeiro americano a assumir o posto na história. O nome, contudo, é bem frequente entre os clubes paulistas.
Mesmo com a diversidade de ideias, fauna e culturas no estado de São Paulo, o animal leão é comum sendo mascote de clubes da região. No total, são 14 “leões”, sendo dois na primeira divisão do campeonato nacional, o Brasileiro Série A, e outros com destaque nos estaduais.
No Brasileirão, Mirassol e Red Bull Bragantino possuem o animal como mascote. Outros clubes tradicionais que também são apelidados de Leão são a Portuguesa e Inter de Limeira, que estão no Brasileiro Série D. O atual campeão do Paulistão A2, o Capivariano, é conhecido como Leão da Sorocabana.
Os outros clubes que possuem o mascote em comum com o novo Papa são Comercial, Bandeirante, União Barbarense, Taquaritinga, Jabaquara, ECUS, Amparo, Osvaldo Cruz e XV de Caraguatatuba. Os últimos dois estão licenciados, ou seja, não disputam nenhuma competição organizada pela FPF.