O Botafogo-SP venceu o América-MG por 2 a 1 neste sábado, dia 2, no Santa Cruz, em Ribeirão Preto, pela 20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, o Pantera voltou a vencer na competição após 5 jogos. Além disso, a equipe deixa a lanterna da Série B, mas permanece na zona de rebaixamento. O Botafogo-SP chega a 21 pontos e sobe para a 18ª colocação.
Já o América-MG se complica com a derrota e se aproxima ainda mais do Z4. O time mineiro estacionou nos 21 pontos e está na 16ª posição.
Escalações
Botafogo-SP: Victor Souza; Jeferson, Ericson (Alisson Cassiano), Carlos Eduardo, Jean Victor (Gabriel Risso), Wesley Dias, Dramisino (Wallison), Leandro Maciel, Jonathan Cafu (Marquinho), Léo Gamalho (Edson) e Jefferson Nem. Técnico: Allan Aal.
América-MG: Dalberson; Mariano, Ricardo Silva, Lucão, Paulinho, Kauã Diniz, Elizari (David Lopes), Miguelito (Héber), Figueiredo (Labandeira), Willian Bigode (Titi Ortiz) e Stenio (Arthur Sousa). Técnico: Enderson Moreira.
Primeiro tempo
O duelo começou mais lento por causa da dificuldade de criação das equipes. Mas logo foi melhorando e terminou com os primeiros 45 minutos movimentados.
O Botafogo abriu o placar aos 19 minutos da primeira etapa, com o estreante Léo Gamalho. Após cruzamento de Jonathan Cafu, o centroavante subiu bonito e cabeceou para o gol. O goleiro rival até defendeu, mas a arbitragem validou o gol. O VAR entrou em ação e, após checagem, o tento foi confirmado.
Em desvantagem, o América passou a atacar mais e conseguiu o empate aos 34. Após bate-rebate na área da equipe paulista, a bola ficou com Stenio, que ajeitou para Miguelito. O boliviano bateu firme e deu números finais para o primeiro tempo, com o empate em 1 a 1.
Segundo tempo
Próximos aos 15 minutos da segunda etapa, o duelo virou uma sequência de emoção para o torcedor do Pantera. Primeiro foi com um pênalti para o América.
Willian Bigode, dentro da área, dividiu com Jonathan Cafu e caiu. O lance foi para revisão, e o VAR recomendou a penalidade. O próprio Bigode foi para a cobrança, mas parou em Victor, goleiro da equipe paulista.
Logo em seguida, o Botafogo chegou ao ataque. Jonathan Cafu cruzou para Léo Gamalho, que desviou, e a bola tocou na mão do defensor do América. O árbitro Fábio Augusto Santos Sá Júnior assinalou pênalti.
E o estreante brilhou novamente. Léo foi para a cobrança e não desperdiçou. O centroavante bateu bem, deslocando o goleiro rival.
Próximos jogos
O Botafogo-SP volta a campo no próximo domingo, dia 10, contra o Atlético-GO. O duelo será no Antônio Accioly, em Goiânia, às 18h30, pela 21ª rodada do Brasileirão da Série B. Já o América-MG terá pela frente o Remo, no sábado (9), às 16h, também pela Segunda Divisão nacional.