A Portuguesa está cada vez mais próxima de garantir sua vaga na próxima fase da Série D do Campeonato Brasileiro. Mesmo com o empate sem gols diante do Rio Branco, fora de casa, pela 11ª rodada, a Lusa somou um ponto importante que encaminha sua classificação no Grupo A6 da competição.
Com 21 pontos conquistados em 11 jogos, a equipe comandada por Cauan de Almeida lidera a chave com folga e tem sete de vantagem para o Pouso Alegre, primeiro time fora da zona de classificação. Faltando apenas três rodadas para o fim da primeira fase, até mesmo uma derrota na próxima rodada pode confirmar a classificação antecipada da equipe paulista.
Na 12ª rodada, a Portuguesa recebe o Água Santa no estádio do Canindé, e os cenários para garantir a classificação estão bem definidos. Em caso de vitória, a Lusa garante a vaga com duas rodadas de antecedência. Se empatar, depende de um tropeço (empate ou derrota) de Pouso Alegre e Nova Iguaçu, que enfrentam Boavista e Maricá, respectivamente. Até mesmo com uma derrota, a equipe pode se classificar, desde que os rivais diretos também percam seus jogos.
Até o momento na competição, são 6 vitórias, 3 empates e apenas 2 derrotas até aqui, com 16 gols marcados e 12 sofridos — um aproveitamento de 63%. Além da vaga no mata-mata, a Portuguesa também mira a primeira colocação do grupo. Atualmente, tem quatro pontos de vantagem sobre o Rio Branco, segundo colocado, e pode garantir a liderança antecipadamente caso mantenha o desempenho nas últimas rodadas.