O técnico Umberto Louzer estreou no comando do Novorizontino com vitória por 1 a 0 sobre o Volta Redonda, neste sábado (12), pela segunda rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O gol da vitória no Estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte, saiu de Robson, de pênalti, aos 12 minutos do segundo tempo.
Após a partida, Louzer avaliou o desempenho da equipe e destacou a consistência tática do time, mesmo diante das dificuldades enfrentadas.
“A gente sempre vai trabalhar para ter essa consistência e a constância, né, pra gente fazer por mais tempo aquilo que a gente acredita que é preciso pra gente poder vencer os nossos adversários. Então, primeiro tempo totalmente controlado. O adversário veio jogar de uma maneira que a gente tinha estudado. Ele procurou colocar mais um zagueiro para tentar espelhar o nosso modelo de jogo. Então, nos dificultou um pouco pra gente poder entrar. Mas a equipe teve paciência, não ofertou nenhuma situação pro adversário no primeiro tempo nos atacar. Faltou um pouco mais de combinação, de capricho, natural por pro início de trabalho, mas os atletas tentaram, tiveram paciência. No segundo tempo nós conseguimos ali, através de uma jogada, uma penalidade, e o Robson foi feliz na finalização, nos trazendo a vitória. Tivemos possibilidade ali de fazer o segundo gol para terminar o jogo um pouco mais tranquilo”, falou.
O treinador também ressaltou a entrega do grupo nos treinamentos, apontando isso como base para a evolução da equipe nas próximas rodadas.
“No geral, a equipe controlou super bem, como você bem frisou. Mas o que nos traz de alento, de confiança, é o comprometimento, o engajamento desses atletas no nosso dia a dia de trabalho, o querer evoluir, o querer crescer. E a gente tem tudo para poder evoluir, e é em busca disso que nós vamos trabalhar intensamente para fazer o Novorizontino cada vez melhor”, completou.
Louzer comentou ainda sobre a missão de substituir Eduardo Baptista, que esteve à frente do clube nas duas últimas temporadas e esteve próximo de conquistar o acesso à Série A. De acordo com ele, o importante neste inicio de trabalho é o apoio dos auxiliares do clube e dos jogadores.
“O Eduardo fez dois anos muito positivos, lutando até o final nas duas temporadas pelo acesso. Então tem muitas coisas boas. Nós temos que ter a sabedoria de estar colocando e inserindo gradativamente aquilo que a gente acredita dentro dessas ideias. Lógico que cada treinador tem a sua metodologia, tem as suas ideias, tem suas maneiras de defender, suas maneiras de atacar. Então a gente procurou, claro, colocar algumas ideias já de ordem ofensiva, também alguns ajustes defensivos, e a gente dentro da partida conseguiu. É claro que é muito precoce, é prematuro, em três, em quatro sessões, você já vir e já conseguir fazer tudo. Então é uma mudança de ideia, de metodologia. Mas o que nos traz segurança, nos traz confiança, nos deixa felizes é justamente isso: o engajamento, o comprometimento e o querer fazer desses atletas”, explicou o novo treinador do Tigre.
O Novorizontino volta a campo pela terceira rodada da Série B na próxima quarta-feira (16), às 21h, fora de casa, contra o Coritiba, no estádio Couto Pereira.