Ídolo da torcida do São Paulo, Lucas Moura teve a chance de empatar a partida contra o Botafogo ainda no primeiro tempo, logo antes do intervalo, quando o Tricolor perdia por 1 a 0, mas errou a cobrança de pênalti, chutando para cima do gol. Foi a primeira vez que o craque desperdiçou uma penalidade no tempo regulamentar em toda a sua carreira como profissional.
Lucas cobrou 14 pênaltis durante o tempo normal desde que estreou como jogador do São Paulo em 2010. Foram cinco pelo Tricolor, seis pelo PSG, um pelo Tottenham, e um pela seleção brasileira, em amistoso contra a França. O seu último gol na marca da cal foi contra o próprio Botafogo, pela 19ª rodada do Brasileirão.
No pós-jogo, o camisa 7 comentou que “perder pênalti faz parte do futebol” e assumiu sua parcela de responsabilidade na eliminação. Depois do empate nos 90 minutos, foram outros dois jogadores de grande identificação com a torcida que erraram suas cobranças. Calleri e Nestor, heróis da Copa do Brasil em 2023, bateram mal e viram o Botafogo avançar para a semifinal da Libertadores.
Apesar da clara chateação pelo resultado, Lucas pediu uma virada de chave e foco na preparação para o clássico do fim de semana contra o Corinthians: “domingo a gente tem um grande teste para testar nossa reação”. Os rivais se enfrentam em Brasília, na Arena BRB, às 16h.