O ex-zagueiro Lugano fez críticas ao comportamento do técnico Abel Ferreira, do Palmeiras, durante uma entrevista ao canal “Camisa 21” no YouTube. Lugano afirmou que se sente “humilhado” pela maneira como Abel se posiciona diante do público brasileiro e sul-americano, indicando que o treinador português “subestima” a inteligência dos sul-americanos.
Lugano fez uma comparação com Cristóvão Colombo, dizendo que Abel Ferreira parece querer ser uma segunda versão do navegador que “descobriu” a América, dando conselhos sobre ética e comportamento. Ele disse:
Profetize na BetNacional! Clique aqui e use o código TUDOSOBREPAULISTA.
“Eu não gosto muito de como ele às vezes se posiciona frente ao público brasileiro e sul-americano. Acho que ele subestima um pouco a nossa inteligência. Isso faz com que eu me sinta humilhado porque joguei bem na Europa. Eles [europeus ] são um pouco superiores, mas não são tão mais espertos que nós. Ele parece que está querendo ser o segundo Cristóvão Colombo, descobrindo a América. Me sinto humilhado como torturador e espectador. Não sei se faz querer ou sem querer.”
Apesar das críticas, Lugano também elogiou Abel Ferreira como treinador. Ele afirmou que se identifica com o modelo de jogo das equipes comandadas pelo técnico e traz o zagueiro Gustavo Gómez como um exemplo de jogador que se destaca sob a orientação de Abel. Lugano concluiu dizendo:
“Acho um ótimo treinador. Taticamente, é o treinador que mais me identifica até pela minha forma de jogar. Eu me vejo muito como o Gustavo Gómez, por exemplo. Um treinador como o Abel faz com que você se destaque. “