Com a eliminação diante do Votuporanguense no último sábado, a Portuguesa chegou a sua terceira eliminação consecutiva na Copa Paulista contra equipes que disputam a Série A3 do Paulistão. Jogando a elite do futebol no estado desde 2023, o clube da capital chegou até as semifinais do torneio de segundo semestre 4 vezes nos últimos 5 anos, mas passou para a final apenas uma vez, em 2020, quando foi campeã.
Apesar de muito mais conhecida e com histórico de 32 participações na Série A do Brasileirão, a Lusa teve dificuldades contra os clubes do interior paulista nas últimas edições. Já garantida na Série D do ano que vem, a rubro-verde buscava a participação também na Copa do Brasil, para um calendário cheio e diverso. No entanto, a vaga ficará com o seu carrasco, Votuporanguense, ou com o Monte Azul.
Os carrascos
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/L/G/wv6vNAQuWAyth8NiwBQg/whatsapp-image-2020-12-20-at-15.41.55.jpeg)
Marília acabou vice-campeão do torneio, diante do XV de Piracicaba na final
No ano passado, já na Série A1 do Campeonato Paulista, a Portuguesa caiu nas quartas de final da Copa Paulista, para o Grêmio Prudente. Após perder por 1 a 0 no Prudentão, não passou de um empate no jogo de volta no Canindé e foi eliminada. O rival caiu para o São José, eventual vice-campeão da edição que acabou com título da Briosa, sua “xará” da baixada.
Duas edições para trás, em 2022, a Lusa caiu na semifinal pelo AC Marília, que optou por não disputar a Copa Paulista no ano atual. Na ocasião, a Lusa empatou por 2 a 2 no jogo de ida em São Paulo, antes de perder por 2 a 1 no interior.
Existe uma diferença entre o rival de 2024, Votuporanguense, para os outros dois. O CAV foi o grande campeão da Série A3 na temporada e disputará a Série A2 em 2025, diferente dos outros dois, que permaneceram no 3º nível do estado.
Mudança de chave
É interessante frisar que o elenco da Portuguesa costuma ser bastante distinto entre a Copa Paulista e o Paulistão. A partir de agora, o clube lusitano já inicia a preparação de montagem do plantel para a Série A1, que tem início em janeiro.
Nas últimas duas edições do Campeonato Paulista, a Lusa chegou até a fase de quartas de final, ou seja, entre os oito melhores. Foi isso inclusive que garantiu sua participação na Série D do Brasileirão no ano que vem. A diretoria do clube deve dar mais detalhes do projeto para 2025 nas próximas semanas.