Nesta quarta-feira (28), o estádio do Canindé será palco da partida entre Portuguesa e Palmeiras, em um confronto que é repleto de história. E quando o assunto é retrospecto na casa lusitana, a Portuguesa leva vantagem.
De acordo com o historiador Sérgio Luiz Henrique, do Museu Histórico da Portuguesa, as equipes já se enfrentaram no estádio Dr. Oswaldo Teixeira Duarte em 22 oportunidades, com 11 vitórias lusitanas, cinco empates e seis derrotas. O saldo de gols também pende para a equipe verde encarnada, com 30 gols a favor da Lusa e 24 para os alviverdes.
A última derrota da Portuguesa para o Palmeiras em casa ocorreu em 2011, por 2 a 0. Já o último embate entre os times no Canindé aconteceu no ano seguinte, pelo Brasileirão, com uma vitória marcante da Lusa por 3 a 0. Nessa partida, Bruno Mineiro marcou dois gols e Moisés, que posteriormente vestiria a camisa palmeirense, completou o placar.
No retrospecto geral entre as equipes, porém, o Palmeiras leva a melhor. Em 267 confrontos, são 68 vitórias lusitanas, 75 empates e 124 derrotas para o alviverde. O placar total também aponta um saldo negativo para a Portuguesa: 336 gols marcados pelo Palmeiras contra 465 gols marcados pela Lusa.
A história deste duelo começou a ser escrita há 103 anos, em 1921, quando a Lusa ainda se chamava Portuguesa-Mackenzie. Na época, em jogo válido pelo Campeonato Paulista, a Portuguesa perdeu por 5 a 1 para o Palmeiras, que era conhecido como Palestra Itália, no estádio do Parque Antárctica Paulista.
O último confronto entre os times ocorreu em 2014, pelo Campeonato Paulista, com vitória do Palmeiras por 1 a 0. O jejum de vitórias da Portuguesa contra o Palmeiras no Paulistão é notável, com a última vitória dos rubro-verdes sobre o alviverde datando de 2005, quando a Lusa venceu por 2 a 1 no antigo Parque Antártica.
Uma curiosidade para os aficionados pelo futebol é o confronto entre Portuguesa e Palmeiras B pelo Campeonato Paulista A2 em 2007, no Canindé, com vitória da Lusa por 2 a 0. Apesar do resultado, este jogo não é considerado nos dados do histórico entre as equipes.