Assine a Robô Tips Assine a Robô Tips

Made in Celeiro: Tencati valoriza base do Botafogo-SP

O treinador precisou recorrer aos jogadores das categorias de base por conta dos nove desfalques que teve em Fortaleza

Por: Murilo Godoy
2 horas atrás em 23 de junho de 2026
Foto: Davi Rocha/Agência Botafogo/Divulgação

O técnico Cláudio Tencati valorizou muito os jovens da base na vitória por 1 a 0 do Botafogo-SP sobre o Ceará, no último sábado, pela Série B do Campeonato Brasileiro. O treinador precisou recorrer aos jogadores das categorias de base por conta dos nove desfalques que teve em Fortaleza.

O volante Yuri, de 20 anos, começou entre os titulares no meio-campo. Já o lateral-esquerdo Pedrinho, de 19 anos, e o meia Erik, de 21, entraram no decorrer da partida.

Yuri foi titular durante os 90 minutos e se destacou com personalidade e tranquilidade. Pedrinho entrou no lugar de Gabriel Inocêncio, com problemas físicos, e deu conta do recado. Erik, capitão da categoria sub-20, entrou na reta final e auxiliou na sustentação do meio-campo para garantia dos três pontos.

Após o triunfo, o treinador admitiu que tinha dúvidas em relação aos garotos, mas destacou que eles aproveitaram a oportunidade.

– Tenho que ser muito sincero, e eu sou sincero nas minhas entrevistas. O meio de campo para esse jogo realmente me preocupou demais. A gente tinha o Gava de experiente, e nós tínhamos os meninos. O Erik, que recentemente agregou ao profissional, já é um atleta profissional, está no elenco integrado, e o Yuri, que estava jogando o sub-20 e já esteve conosco no Campeonato Paulista, mas não tinha tido participação. E, na sinceridade, a gente ainda tinha dúvida com relação aos meninos, e aí você precisa botar, e eu sempre digo que a necessidade faz o momento. Então, diante de uma necessidade, a gente teve que colocar e eles foram muito bem – afirmou.

Tencati lembrou que Yuri já havia entrado na partida anterior, contra o Operário, e destacou que o volante confirmou ser uma opção importante para a sequência da temporada.

– O Yuri já no jogo contra o Operário, em casa, entrou e, junto com o Gava, controlou muito bem as ações de meio-campo e já deu esse start positivo para nós. Agora ele reafirmou que é um jogador que pode contribuir demais na temporada. Isso é um fator importante.

Além dos jovens, o treinador ressaltou a força do elenco e a resposta dos atletas que vêm sendo acionados durante a Série B.

– Acredito que hoje a gente teve um equilíbrio muito positivo. Os laterais, quando joga um, joga outro, têm dado resposta também. O sistema defensivo gerou um equilíbrio importante.

Mesmo com a campanha ainda irregular, o comandante destacou a consistência defensiva da equipe.

– A gente tem sofrido derrotas, mas derrotas por 1 a 0 apertado, ou 2 a 1. Não é uma equipe de tomar muitos gols. Isso se reflete pelo trabalho e pela força do elenco, não há dúvida.

Com a vitória sobre o Ceará, o Botafogo chegou aos 16 pontos e ocupa a 15ª colocação da Série B. O Pantera volta a campo no dia 30 de junho, às 20h, quando recebe o CRB, em Ribeirão Preto.