Aposte na bet nacionalAposte na bet nacional

Maior do ABC? AD São Caetano completa 35 anos de história

Publicados 7 meses atrás em 4 de dezembro de 2024
Por: André Victor Lima e Silva

Nesta quarta-feira, dia 04 de dezembro, a Associação Desportiva São Caetano comemora o seu aniversário de 35 anos de história. O clube, fundado em 1989, tem sede na cidade de mesmo nome, no ABC paulista, é um dos clubes paulistas com feitos mais impressionantes excluindo os quatro considerados “grandes”. Parabéns, São Caetano!

Os históricos anos 2000

Depois de uma primeira década tímida e disputando apenas as divisões menores do futebol estadual e nacional, a partir dos anos 2000, a equipe entrou em outro patamar. Em 2000, o São Caetano foi campeão da Série A2 do Campeonato Paulista e também o segundo colocado do Brasileirão daquele ano. Na campanha, deixou para trás Palmeiras, Grêmio e Fluminense antes de cair perante o Vasco na grande final.

No ano seguinte, mais um vice-campeonato nacional. A equipe de Muricy Ramalho liderou com folga a primeira fase do torneio e chegou confiante no mata-mata. Deixou Bahia e Atlético Mineiro no caminho, mas perdeu a final para o Atlético Paranaense. Em 2002, outro vice, mas de proporção histórica.

 

Jogos históricos: São Caetano x Olímpia – final da Libertadores 2002

Divulgação / Conmebol

 

O São Caetano fez um feito até hoje nunca repetido por uma equipe do interior de todo o país, ao chegar numa final de Copa Libertadores. Numa campanha fantástica, o Azulão bateu equipes tradicionais da América Latina como Universidad Católica, Peñarol e América do México para chegar na grande decisão. Na final, contra o também tradicional Olímpia, do Paraguai, venceu o jogo de ida em Assunción por 1 a 0, mas perdeu por 2 a 1 no Pacaembu na partida decisiva e acabou derrotado nos pênaltis pelo placar de 4 a 2. O Azulão poderia vencer sua primeira Libertadores antes de Corinthians, Botafogo, Internacional, entre outros grandes.

 

2004 - São Caetano campeão paulista ~ O Curioso do Futebol

Foto: Arquivo / Agência Estado

 

Nos anos seguintes, ainda em alto nível, veio finalmente a coroação com um título. Mineiro, Marcelo Mattos e companhia venceram ambas as partidas da final contra o Paulista de Jundiaí para se sagrarem campeões do Paulistão de 2004. Primeiro e único troféu de tal proporção na história da instituição. No restante dos anos 2000, a equipe caiu de produção aos poucos, com menor investimento e menos resultados.

Queda livre 

Em 2010, após uma campanha mediana no Paulistão, ficou com o vice-campeonato do Paulista do Interior. Em 2012, quase subiu para a Série A do Brasileirão, mas terminou em 5º lugar na Série B. O cenário mudou drasticamente em 2013, quando foi rebaixado para a Série A2 do Paulista e para a Série C do Brasileiro.

Fora da Série D, São Caetano fica sem divisão nacional pela 1ª vez em 18  anos

Foto: Arquivo / Agência Estado

 

Nos anos seguintes, enfrentou dificuldades, caindo até a Série D em 2014. Apesar de uma boa campanha na Série D de 2015, não conseguiu o acesso. Em 2017, retornou à elite paulista com o título da Série A2, mas em 2019 foi novamente rebaixado à Série A2 do Paulista. Ainda assim, conquistou a Copa Paulista, garantindo vaga na Série D de 2020.

A crise financeira se agravou em 2020, resultando em greve de jogadores e uma derrota histórica de 9 a 0 para o Pelotas. No mesmo ano, venceu a Série A2 do Paulista e voltou à Série A1, mas não conseguiu manter-se competitivo. Rebaixado à Série A2 em 2022, caiu para a Série A3 em 2023 e, em 2024, sofreu o pior golpe de sua história, sendo rebaixado à Série A4, marcando o pior momento do clube.

Novo capitulo?

Agente de Felipão vira chefão do São Caetano e tenta salvar o clube em meio  a dívidas e briga judicial | são caetano | ge

Foto: Emilio Botta

 

O novo Presidente e dono do clube, Jorge Machado, famoso empresário do meio do futebol, promete grandes coisas ao torcedor. Desde um novo Anacleto Campanella, até um CT inovador, o executivo fala muito em investimentos. No entanto, em 2024, ainda não foi possível enxergar melhora aparente no clube. Além do rebaixamento para a Série A4, fez campanha no máximo mediana na Copa Paulista. Em 2025, o acesso para a Série A3 é visto como obrigação.

A equipe aparenta estar se estruturando e abrindo novas portas. Recentemente, o São Caetano entrou para os E-Sports, com um time de Free Fire e de Counter Strike. No entanto, ao mesmo tempo, não está entre os mais de 100 clubes participantes da Copa São Paulo de Futebol Júnior, principal torneio de base do Brasil. A torcida questiona os fatos e se mostra desesperançosa sobre o futuro próximo.

Títulos 

Principais Títulos

  • Campeonato Paulista: 1 título (2004)

Outras Conquistas

  • Copa Paulista: 1 título (2019)
  • Campeonato Paulista – Série A2: 3 títulos (2000, 2017 e 2020)
  • Campeonato Paulista – Série A3: 2 títulos (1991 e 1998)

Fique por dentro das notícias! Siga nosso perfil no Instagram.

Receba notícias do TSP (Tudo Sobre Paulista) pelo WhatsApp.

Receba notícias do TSP (Tudo Sobre Paulista) pelo Telegram.

Profetize os resultados do São Caetano no Destaque, Paulistão A4 Série A4 2025!
Clique aqui, faça seu cadastro na Betnacional e use o código: TUDOSOBREPAULISTA.

whatsappwhatsapp
Aposte na bet nacional
ASSINE SÉRIE B - DISNEY PLUS ASSINE SÉRIE B - DISNEY PLUS