O zagueiro Matheus Mancini concedeu entrevista coletiva nesta quarta-feira e comentou o atual momento do Ituano na Série C do Campeonato Brasileiro. Em sua segunda passagem pelo clube, o defensor retornou ao Galo de Itu no fim de 2024 e vem sendo peça fundamental na equipe.
Titular absoluto, Mancini participou de 11 das 17 partidas do Ituano na temporada e já marcou dois gols. Além disso, o sistema defensivo da equipe se destaca neste início de Série C, com dois jogos sem sofrer gols.
Ao comentar sobre o bom momento defensivo, Mancini destacou o ambiente positivo no clube.
“Sou muito feliz neste clube. É um lugar em que me sinto bem; os jogadores, o grupo, se sentem bem. E isso só favorece o nosso trabalho. Quanto aos dois jogos sem sofrer gols, é fruto de um trabalho, de um entrosamento, e a cada dia a gente tem melhorado”, afirmou.
O defensor também fez questão de valorizar o trabalho coletivo do grupo, ressaltando o papel de todos os setores do time na consistência defensiva.
“A gente tem trabalhado bastante nos treinamentos. Com certeza, em algum momento, vamos tomar gol, mas o nosso trabalho é para que essa marca se estenda cada vez mais. Tem que deixar claro que não é só a linha de quatro e o goleiro. É a equipe do Ituano que não sofreu gol nessas duas rodadas, porque o trabalho de marcação começa desde o pessoal da frente, assim como o gol é trabalhado desde o início da equipe. Isso mostra o nosso conjunto cada vez mais entrosado”, disse Matheus.
Campeão da Série C com o Ituano em 2021, Mancini ressaltou as particularidades da competição e a importância da adaptação do elenco.
“A Série C é um campeonato disputado, que em algumas situações vamos ter que jogar, não tem os melhores gramados. Independentemente da situação, a gente tem que fazer o que o jogo pede. Se precisar de um jogo mais técnico, a gente tem que ter esse repertório. Se o campo não favorecer, nós temos que partir para outras situações. O importante é estar sempre nesse grupo dos oito”, avaliou.
Assim, ele ainda relembrou a eliminação na semifinal da Série A2 do estadual para o Capivariano, no final de março. O zagueiro reconheceu o impacto, mas destacou a recuperação rápida do grupo.
“Foi um baque o jogo da semifinal da A2 (contra o Capivariano), porque o nosso grupo tinha uma confiança gigante no acesso. Mas a gente sabe como é o futebol, tinha um outro time de qualidade e a gente teve que o mais rápido possível, juntar os cacos porque o campeonato da Série C já precisava de todo mundo inteiro já na primeira rodada. A gente conseguiu virar a página. É um campeonato diferente, um grupo não totalmente diferente, mas com algumas peças novas e a gente já conseguiu mudar a chave do campeonato”, disse.
Mancini também relembrou com orgulho o título brasileiro da Série C de 2021, conquistado justamente sobre o adversário do próximo domingo, a Tombense.
“Sobre 2021, foi um jogo excepcional nas nossas carreiras, muito bem feito durante o ano. A gente conseguiu uma vitória maravilhosa no último jogo e, voltando, coroou o trabalho, que foi excepcional”, concluiu.
O Ituano volta a campo pela terceira rodada da Série C neste domingo (27), às 16h30, contra a Tombense, no estádio Novelli Júnior, em Itu.