Na última sexta-feira (29), Mano Menezes foi introduzido oficialmente como técnico do Corinthians, e um dos primeiros assuntos abordados foi a possível renovação da equipe, um tema de grande interesse para os fãs. Em coletiva de imprensa, o treinador rejeitou a ideia de uma reformulação total do elenco, destacando a importância do equilíbrio entre jogadores experientes e jovens.
Mano Menezes refutou o conceito de utilizar o final de 2023 como um ‘laboratório’ para desenvolver o grupo para a temporada seguinte e recusou-se a excluir os atletas mais veteranos do time. “Não aprecio o termo laboratório no contexto do futebol; soa desrespeitoso. Avaliações são feitas continuamente, não somente em dezembro. Seria injusto para ambos, o clube e o jogador”, explicou.
Para Menezes, a idade dos jogadores não será o critério decisivo em suas decisões, e ele enfatizou que não se pode ter um time composto apenas por jogadores jovens. “Não estou aqui para excluir um jogador devido à sua idade, nem para manter um apenas por ser jovem. Minha missão é escolher o que é melhor para o Corinthians. Não podemos começar o próximo ano só com jovens, isso não é sustentável”, afirmou.
Ele enfatizou que as decisões serão tomadas com moderação e que o que importa é o desempenho, a performance e a consistência dos jogadores, independentemente da idade.
Mano Menezes está apto para comandar o Corinthians no jogo contra o São Paulo, no Morumbi, neste sábado, às 18h30, válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Este jogo será crucial antes da semifinal da CONMEBOL Sul-Americana, onde o Corinthians enfrentará o Fortaleza, precisando de uma vitória simples para progredir, após um empate de 1 a 1 na partida de ida.