O Botafogo-SP encerrou neste último domingo, 19 de maio, a passagem do técnico Márcio Zanardi, que deixa o clube com o quarto pior aproveitamento desde a criação da Botafogo SAF. Contratado em setembro de 2024 para substituir Paulo Gomes, Zanardi comandou a equipe em 30 partidas, somando sete vitórias, oito empates e 15 derrotas — desempenho que rendeu apenas 29 dos 90 pontos disputados, um aproveitamento de 32,2%.
Esse percentual supera apenas os números de Alexandre Gallo, Léo Condé e Wagner Lopes. Zanardi foi o 15º técnico do Tricolor desde a transição para SAF e teve como principal feito livrar o time do rebaixamento no Brasileiro Série B de 2024. Após isso, ganhou respaldo da diretoria e participou da montagem do elenco para esta temporada.
Mesmo após comandar toda a pré-temporada, a campanha no Paulistão terminou com o clube em 13º lugar geral, somando 11 pontos em 12 jogos — apenas duas vitórias. Já na atual Série B, o Botafogo-SP ocupa a 18ª colocação, com cinco pontos em oito rodadas (uma vitória e dois empates).
Enquanto o clube negocia com um novo nome — Allan Aal é o mais cotado —, o auxiliar técnico Ivan Izzo assume o comando interino da equipe, como já havia feito anteriormente após a saída de Paulo Gomes. O Botafogo volta a campo na próxima segunda-feira (20), às 20h, contra o CRB, em Ribeirão Preto.