O São José se garantiu como um dos favoritos ao título da Copa Paulista após o último fim de semana, com vitória em cima do Taubaté, no Clássico do Vale. Marcelo Marelli, o treinador, é o grande protagonista da campanha, que possui cinco vitórias e um empate em seis rodadas disputadas.
Com passagens por Flamengo-SP, Bangu, Palmas, além das bases de Corinthians, Atibaia e Ponte Preta, o ‘Marellismo’ começou a se destacar no Taquaritinga, em 2023. Foram duas temporadas no CAT, chegando perto do acesso para o Paulistão A3 nas duas oportunidades.
O auge mesmo foi em 2024, quando o treinador levou o clube do interior paulista às quartas de final da Copa Paulista, caindo para o União São João. Depois de 55 jogos e 29 vitórias no Taquaritinga, ele deu um passo maior: foi contratado pelo Sertãozinho para disputar a Série A3.
A união foi perfeita. Depois de um começo difícil, com duas derrotas em casa nas cinco primeiras rodadas, Marelli encontrou a regularidade e conseguiu classificar o Touro para o mata-mata, onde enfrentou Catanduva, Marília e Monte Azul, até garantir o título, com um empate fora de casa.
Com o título, o São José decidiu apostar no treinador para conquistar uma vaga em torneios nacionais, seja a Copa do Brasil ou Série D. E, como citado, vem dando certo. O treinador incorporou sua forma de comandar no elenco da Águia do Vale e segue invicto.
Um dos pontos positivos dos trabalhos de Marelli é a variação tática. O Marellismo possui diversas formas de jogar, como por exemplo no Clássico do Vale, onde foram utilizados cinco defensores. “Sabia que eles iam forçar muito a bola longa, nas costas da defesa, e viemos precavidos com uma linha de 5. Os jogadores foram muito bem. Mas foi um jogo menos jogado, muito travado”, disse o técnico após a partida.
Outra característica deste São José é a entrega dos jogadores dentro de campo. Todos possuem suas posições definidas, principalmente no momento sem a bola, mas os atletas participam defensivamente para recuperar a posse e criar jogadas.
Confira os números de Marcelo Marelli como treinador do profissional:
Clubes: Flamengo-SP, Bangu, Palmas, Taquaritinga, Sertãozinho e São José
Jogos: 153
Vitórias: 74
Empates: 48
Derrotas: 31
Aproveitamento: 58,8% na carreira
(dados do oGol)