O Guarani segue atento no mercado, mas também briga pela permanência de alguns atletas. Um dos destaques de 2024 foi Matheus Bueno, volante titular que recebeu mais uma proposta para deixar o Brinco de Ouro. Depois de analisar a oferta do Cuiabá, ele também foi contatado pelo Shimizu S-Pulse, do Japão.
De acordo com o GE, as negociações para a ida do jogador ao país asiático são similares ao empréstimo do atacante João Victor. Na ocasião, o jogador foi cedido para o Tokushima Vortis, também do Japão, por um ano. No caso de Matheus Bueno, ele também seria emprestado, com o clube japonês tendo uma opção de compra na casa dos 200 mil dólares (cerca de R$ 1,24 milhões na cotação atual).
Para isso dar certo, porém, a diretoria do Bugre precisa chegar em um acordo de empréstimo com o volante. Ele tem contrato apenas até o meio do ano e já pode assinar um pré-contrato com qualquer clube do mundo. Assim, para que um empréstimo aconteça nos moldes citados, ele teria que estender o atual vínculo, no mínimo, até 2026.
Apesar de estar sob contrato e querer a permanência do jogador, a diretoria do Guarani é pessimista quanto a isso. O futuro dele deve ser decidido antes da data para reapresentação, marcada para o dia 2 de janeiro. Se nada for concretizado, ele terá que iniciar a pré-temporada no Brinco de Ouro.