O treinador Matheus Costa definiu a vitória do Guarani por 4 a 3 sobre o ABC, fora de casa, como um jogo de resiliência. Pela 17ª rodada da Série C, o Bugre conquistou a segunda vitória consecutiva e ingressou no G-8 pela primeira vez, assumindo momentaneamente a 7ª colocação, com 23 pontos.
Após a partida, Matheus destacou as dificuldades enfrentadas pela equipe em Natal.
“Foi um jogo de resiliência, muitas adversidades, muita chuva, um vento forte, se tornou um jogo muito mais rápido, um campo particularmente pesado, então a gente teve que se adaptar muito rápido a isso, e a gente cresceu mais uma vez mesmo saindo atrás do placar”, analisou.
O treinador também ressaltou a evolução do Guarani nesta reta decisiva da competição.
“Vejo que o Guarani está crescendo no momento certo da competição, a cada rodada vem se tornando mais forte como grupo e como equipe, então é parabenizar pela entrega dos atletas, por mais uma vitória que é importantíssima para aquilo que a gente almeja nesse primeiro momento, que é a nossa busca pela classificação”, completou.
Ainda sobre o jogo, Matheus Costa evitou individualizar erros defensivos e saiu em defesa do goleiro Andrey, que falhou no segundo gol do ABC.
“Quando a gente toma três gols, existem falhas de diversos setores dentro do campo. Então foi mais conversa para a gente ajustar. Eu visualizei e conversei no intervalo que a gente tinha totais condições de sair hoje vitorioso, se a gente tivesse um pouquinho de paciência, trocasse passes no nosso campo ofensivo, a gente ia criar oportunidades, e criamos. Acho que vencemos por mérito do nosso elenco, mostramos a nossa capacidade em superar todas as dificuldades da partida. Erros acontecem, os 11 que estão em campo vão errar e acertar. O mais importante é, no momento do erro, termos força para corrigir e buscar novamente o resultado”, afirmou.
Para encerrar a rodada dentro da zona de classificação, o Guarani precisa de pelo menos duas combinações em três jogos: derrota do Brusque contra o Londrina; e/ou que Ypiranga-RS e Confiança não vençam seus compromissos diante de Botafogo-PB e Floresta, respectivamente.
Apesar do resultado positivo, o técnico reforçou que o trabalho precisa continuar.
“A gente nunca pode estar satisfeito. Temos continuidade no trabalho a realizar, a se desenvolver, tanto na parte defensiva quanto na parte ofensiva. É muito feliz pelo trabalho que vem sendo realizado e, junto com o trabalho, conquistar resultados nos dá mais confiança e autoestima dentro do elenco”, disse Matheus.
O penúltimo compromisso do Guarani na primeira fase será diante do Confiança, no próximo dia 25, segunda-feira, no Brinco de Ouro, em confronto direto pelo G-8. Matheus Costa aproveitou para convocar o apoio da torcida.
“Convocar o nosso torcedor, que agora realmente temos uma grande decisão no Brinco de Ouro. E como ele foi fundamental na nossa última partida em casa, ele será fundamental nessa próxima, frente ao Confiança. É importantíssima uma vitória para a gente, de degrau em degrau, buscar nossa classificação”, declarou.