O duelo entre Guarani e Ypiranga-RS, neste sábado (9), às 19h30, no Brinco de Ouro, pela 16ª rodada da Série C, marcará o reencontro do técnico Matheus Costa com seu ex-clube. Apenas 13 dias após deixar a equipe gaúcha, ele enfrenta o time que comandou na maior parte da competição, agora à frente do Bugre.
Anunciado pelo Guarani no dia 27 de julho para substituir Marcelo Fernandes, Matheus estreou no empate por 1 a 1 contra a Ponte Preta. O treinador estava no Ypiranga desde outubro de 2024, somando 28 jogos, com 11 vitórias e o título da Taça Farroupilha de 2025. Quando deixou o cargo, o time de Erechim ocupava a sexta colocação, com 21 pontos.
Do outro lado, o Ypiranga agora é comandado por Raul Cabral. Em sua estreia, a equipe perdeu em casa para o Caxias por 1 a 0 e caiu para a sétima posição.
Assim, o confronto é direto na luta pelo G-8, zona de classificação para a segunda fase. O Guarani é o 12º colocado, com 17 pontos, quatro a menos que o próprio Ypiranga e o CSA, que fecham o grupo dos oito melhores. A distância para a zona de rebaixamento também é mínima, de apenas um ponto.