Na manhã desta segunda-feira (11), a Matonense divulgou em suas redes sociais uma nota oficial em que presta esclarecimentos sobre uma suspeita de manipulação de resultado na partida contra o Suzano. O jogo em questão, válido pela terceira rodada do Campeonato Paulista A3, terminou 5 a 2 para o Suzano.
As partidas contra Lemense (que seria disputada no último domingo) e Grêmio Prudente (que seria disputada na próxima quarta-feira) foram suspensas preventivamente pelo TJD – SP na última sexta-feira (9), sem dar muitos detalhes sobre os motivos. As duas partidas suspensas serão consideradas W.O e os adversários terão vitória decretada pelo placar simbólico de 3 a 0.
Em contato com o portal Tudo Sobre Paulistas, a assessoria de imprensa do Grêmio Prudente informou que a equipe já se prepara para o jogo de sábado contra o Red Bull Bragantino B, após receber ofício da Federação Paulista de Futebol que alertava sobre a suspensão da partida de quarta-feira.
Na nota oficial, a SEMA contextualizou a situação do clube, que passa por um momento financeiro delicado e confirmou o motivo da suspensão das partidas. Segundo o clube, uma empresa terceirizada é responsável pela administração e gestão do clube. A mesma já afastou o atleta que está sendo investigado pela manipulação de resultado.
Agora, a Matonense, que é lanterna da competição e já está rebaixada para a série A4, busca reverter a situação para o jogo desta quarta-feira, contra o Grêmio Prudente. A princípio, a punição contra a Sema não afetou as suas últimas duas rodadas, já que os jogos contra União São João e Rio Preto não foram suspensos. Mas caso não haja nenhuma resolução do problema, a expectativa é que os próximos jogos também sofram suspensões.
Confira a nota oficial completa:
Sociedade Esportiva Matonense, vem a público esclarecer: Matonense na iminência de não disputar as competições de 2024, por questões financeiras, com isso, voltar a última divisão do Campeonato Paulista, resolve fazer um contrato de parceria com uma empresa para a disputa do campeonato da A3 de 2024, sendo da gestora, a única responsável “pela administração, gerência e gestão dos Departamentos de Futebol: Profissional e amador da MATONENSE.”
Tomando ciência pela Federação Paulista de Futebol (FPF), que havia suspeita de manipulação de resultado no jogo entre Suzano e Matonense, sendo que um jogador estava sendo investigado, imediatamente a Matonense comunicou a gestora que suspendeu o atleta, a Matonense compareceu a FPF prestou todos os esclarecimentos inclusive juntando contrato de parceria, está contribuindo para os esclarecimentos dos fatos. E na ultima sexta feira foi suspensa preventivamente os atletas e a Matonense, nos termos do Art. 35 CBJD.
Matão, 11 de março de 2024 Sociedade Esportiva Matonense