Meia diz que ainda não sabe se continua no Corinthians em 2026, reforça foco total na Copa do Brasil e afirma que deseja deixar o clube com título caso não permaneça
Foto: Reprodução/CorinthiansCom o futuro ainda em aberto, Maycon reconheceu que não há garantia de permanência no Corinthians para 2026 e deixou claro que, caso seu ciclo chegue ao fim, quer se despedir levantando a taça da Copa do Brasil. O meio-campista, que pertence ao Shakhtar Donetsk, tem vínculo de empréstimo até 31 de dezembro, e o Timão já formalizou ao clube ucraniano o desejo de renovação a pedido do técnico Dorival Júnior. A negociação, porém, ainda não chegou a uma conclusão.
Em entrevista coletiva no CT Dr. Joaquim Grava nesta segunda-feira, o jogador explicou que preferiu se afastar das tratativas para manter o foco no momento decisivo da temporada:
— Eu já demonstrei meu desejo, o clube já demonstrou o dele. E eu já pedi tanto para o clube quanto para os meus representantes para negociarem a parte, porque não tenho o interesse de estar com a minha cabeça nisso. Meu foco total é Copa do Brasil. É o que eu posso controlar, é o meu desejo. O maior sonho que eu tenho com a camisa do Corinthians é ganhar este título.
Maycon reforçou que sua atenção está voltada integralmente à semifinal contra o Cruzeiro:
— O meu pensamento está 100% na Copa do Brasil. Se acontecer (de renovar), eu vou ficar feliz. Se não acontecer, eu preciso terminar esta história com título, e é isso que eu vou lutar para acontecer.
O meia também recordou sua passagem anterior pelo clube para explicar por que conquistar o torneio seria tão simbólico:
— Eu ficaria feliz se conseguisse permanecer, mas eu também sei que, se eu for embora, eu gostaria de ir embora com título. Minha primeira passagem, quando eu vou embora em 2018, eu vou embora com título paulista. É um título muito marcante para mim. Mas um título de Copa do Brasil tem um peso muito grande para a história do clube. O clube tem três títulos de Copa do Brasil e eu gostaria de participar de um quarto.
Apesar de evitar o rótulo de ídolo, Maycon reconheceu a importância do que construiu no clube até agora:
— Eu nunca pensei em ser ídolo, nem gosto de entrar nessa discussão. Para mim, são poucos jogadores que atingiram esse nível. Mas, você vir da base, viver o que eu vivi e fechar um ciclo, porque pode acabar, com cinco títulos, é uma coisa que pelo menos eu vou ter o respeito do torcedor. Não quis ser ídolo, quis ser respeitado pelo meu trabalho.
O jogador admitiu também que gostaria de ter uma resposta definitiva sobre sua permanência, mas aprendeu a lidar com a incerteza após enfrentar lesões:
— Eu aprendi com as minhas lesões a viver dia após dia. Gostaria de saber se vou ficar ou não, minha família gostaria, todo mundo gostaria. Mas eu não consigo, neste momento, responder isso. Eu gostaria muito de saber, porque para o jogador é muito importante saber o que vai ser o ano que vem. Nós já estamos em dezembro e eu não sei o que vai acontecer. Eu aprendi a viver assim. Focar na segunda, na terça e na quarta-feira nós temos jogo importante.
O Corinthians encara o Cruzeiro nesta quarta-feira, às 21h30, no Mineirão, pelo primeiro duelo da semifinal da Copa do Brasil. O confronto de volta será no domingo, às 18h, na Neo Química Arena. As finais estão marcadas para os dias 17 e 21 deste mês.