Mesmo com a derrota por 4 a 1 para o Ceará, nesta terça-feira (12), em casa, o Botafogo-SP praticamente eliminou suas chances de rebaixamento na Série B do Campeonato Brasileiro. Isso porque os resultados dos adversários diretos na 36ª rodada favoreceram o Pantera.
Com dois jogos restantes e seis pontos em disputa, o Botafogo-SP ocupa a 14ª posição, com 42 pontos, mantendo uma vantagem de quatro pontos sobre a Ponte Preta, que tem 38 e é a primeira equipe dentro do Z-4.
A Macaca perdeu nesta rodada, e o CRB, primeiro time fora da zona de rebaixamento, também foi derrotado, permanecendo com 39 pontos. Abaixo do Botafogo-SP, aparece ainda a Chapecoense, que empatou e não conseguiu ultrapassar o Tricolor, ficando com 41 pontos.
Assim, as projeções do Departamento de Matemática da UFMG apontam que a chance de rebaixamento do Pantera caiu para apenas 1,3%.
Agora, o Botafogo-SP busca garantir sua permanência na próxima rodada. Sem depender de outros resultados, a equipe precisa vencer o Avaí, na segunda-feira (18), às 21h, na Arena Nicnet/Estádio Santa Cruz. Porém, pode estar matematicamente salvo caso a Ponte Preta perca para o Sport, em Campinas, no sábado.