O deslize de Weverton no gol que confirmou o empate em 2 a 2 no clássico entre Palmeiras e Corinthians levantou questionamentos sobre o desempenho do goleiro no início da temporada, por parte dos torcedores. Entretanto, internamente, o clube optou por proteger o goleiro número 21.
O descuido ao se posicionar na falta cobrada por Garro, aos 54 minutos do segundo tempo, resultou no Palmeiras perdendo uma vitória que parecia segura até os 42 minutos do segundo tempo. Consequentemente, o goleiro de 36 anos foi apontado como um dos principais culpados pela decepção na Arena Barueri.
Profetize na BetNacional! Clique aqui e use o código TUDOSOBREPAULISTA.
Apesar das críticas, Weverton, cujo contrato foi renovado até o final de 2026, acumula 342 jogos pelo Palmeiras e foi um dos protagonistas na conquista do título brasileiro, principalmente pelo salvamento do pênalti de Tiquinho Soares na partida contra o Botafogo, no estádio Nilton Santos.
Com 11 títulos, sendo o goleiro mais vitorioso do clube, o camisa 21 possui a terceira menor média de gols sofridos na história do Palmeiras. No entanto, neste início de ano, sua performance foi questionada em várias ocasiões.
Na Supercopa Rei, não conseguiu parar nenhum pênalti e testemunhou seus colegas errarem duas cobranças, resultando no vice-campeonato para o São Paulo. Antes do confronto contra o Botafogo, as críticas se concentravam na falta de defesas em cobranças de falta durante o tempo regulamentar.
– Tem um lema que é nada resiste ao trabalho. Da minha parte, tem que passar tranquilidade, dizer que a hora certa vai chegar, e trabalhar. Esperar acontecer. Aconteceu no melhor momento do ano – disse o preparador de goleiros Rogério Godoy, em dezembro, ao citar o pênalti de Tiquinho Soares.
Weverton acumula 168 jogos sem sofrer gols no Palmeiras; apenas Velloso (184) e Leão (304) possuem números superiores nesse aspecto.
Titular desde 2018, ele é uma figura de liderança tanto em termos técnicos quanto no vestiário durante o período de múltiplas conquistas sob o comando de Abel Ferreira. Portanto, o grupo decidiu se posicionar em sua defesa após o Dérbi.
Após o empate com o Corinthians, Weverton optou por não dar declarações, mas Marcos Rocha falou em nome do grupo ao afirmar que não o crucificariam.
– Independentemente se foi falha ou não, aqui, no Palmeiras, a gente é uma família. Ganha todo mundo. Perde todo mundo. A gente não vai querer crucificar o Weverton agora porque é um cara que nos ajudou em outras ocasiões. Importante para o grupo e tem todo nosso respaldo – falou Rocha.
– Weverton é muito experiente, já nos salvou bastante em várias partidas. Ele fica chateado, porque se cobra bastante, tem nível de Seleção, já foi para Copa do Mundo. Quando acontece uma situação assim em que acaba não conseguindo corresponder, fica chateado, se cobra, mas tenho certeza que ele terá nosso apoio e da família dele. Hoje nosso torcedor está chateado, mas amanhã tenho certeza que vão transbordar carinho para que ele possa nos ajudar de novo – completou.
Quanto às opções no gol do Verdão, além de Weverton, de 36 anos, Abel Ferreira conta com Marcelo Lomba (37 anos), considerado reserva imediato desde 2022 e uma voz influente no vestiário, cujo contrato vai até dezembro.
Os outros dois goleiros são produtos da base e têm muito talento, mas são jovens. Mateus já teve uma experiência de empréstimo no Portimonense, de Portugal, enquanto Kaique participou do Pré-Olímpico com a seleção brasileira.
– Mateus é um menino que tem grande potencial. A gente achou que era importante dar uma rodada pra ficar mais experiente e depois acabou trazendo de volta após o empréstimo. Apesar de ter 2 metros de altura, é um guri muito rápido, nos treinos faz grandes defesas. Se ele tiver paciência, o Palmeiras vai ter um grande goleiro – explicou Rogério, em dezembro.
– Kaique é talento puro. Goleiro das categorias de base da Seleção, com qualidade diferenciada e ambidestro. Se ele também tiver paciência, que tem que ter um pouquinho, acredito que o Palmeiras ali na frente vai colher frutos com os dois meninos – concluiu.